Armazém Central vol. 2/3: Serge | Os Homens

Armazém Central vol. 2/3: Serge | Os Homens

Álbum duplo da série de Loisel e Tripp.

Nos últimos anos, as pequenas editoras que se dedicam principalmente à edição de banda desenhada no nosso país, têm vindo a prosseguir algumas das inúmeras séries estrangeiras cuja edição no nosso país foi interrompida pelos mais diversos motivos. Um dos casos recentes é Armazém Central, a série em 9 volumes de Régis Loisel e Jean-Louis Tripp, originalmente publicada pela Casterman entre 2006 e 2014, que em Portugal viu os seus primeiros 3 livros serem publicados pela ASA entre 2007 e 2011.

A Arte de Autor começou por anunciar a edição dos 6 episódios em falta em álbuns duplos, tendo o primeiro sido distribuído em outubro do ano passado, reunindo Confissões (o volume 4 original) e Montreal (volume 5). Na altura, Vanda Rodrigues proferiu que sabiam “que os volumes 1 a 3 foram retirados do mercado, pelo que consideramos vir a republicar esses volumes, assim que estiverem reunidas as condições“.

No final de janeiro deste ano, a editora anunciou que iria reeditar os primeiros 3 volumes da série em 2021. Marie (o primeiro volume original) foi editado em março pela editora. Este mês, são reeditados os 2.º e 3.º volumes originais (Serge e Os Homens) num álbum duplo.

Relembra-se que, ainda durante este semestre, é intenção da editora prosseguir a série com a edição do álbum duplo que reúne os 6.º e 7.º volumes originais. Para 2022, está planeada a edição do último álbum duplo, que reunirá os 8.º e 9.º volumes, concluindo, deste modo, a série em menos de 2 anos.

Armazém Central é uma série que prova, tais como outras séries têm vindo recentemente a provar, que os leitores nacionais, de um modo geral, aderem à publicação integral das séries franco-belgas (com reedição dos volumes anteriormente publicados) e não somente à publicação das séries a partir do momento em que foram anteriormente suspensas por editoras anteriores.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Quebeque, 1926. Em Notre-Dame-des-Lacs, é ao armazém da Marie que todos se dirigem para as suas compras, se actualizarem e fazerem as suas confidências. A chegada inesperada de Serge vai alterar os hábitos: a seguir a Marie, é toda a aldeia que aos poucos vai sair do conformismo. Nesta busca da felicidade, Loisel e Tripp, com sensibilidade e optimismo, contam uma história de emancipação através do conhecimento próprio. Um relato a favor da tolerância, como os melhores filmes de Frank Capra.

Régis Loisel nasceu em França, 1951. Argumentista, desenhador e colorista assina os seus primeiros trabalhos em meados da década de 70 em diversas publicações (MormoilPiloteTousse Bourin), mas é a partir do início da década de 80 que a sua carreira descola com a série La Quête de l’oiseau du temps (Dargaud), com argumento de Serge Le Tendre. É também autor de Peter Pan (Vents d’ Ouest) ou de Troubles fêtes (Les Humanoïdes Associés). Colaborou em diversas longas-metragens de animação e foi distinguido em 2003 pelo Grande Prémio da Cidade de Angoulême. Em 2006, lança Magasin Général (Casterman) com Jean-Louis Tripp. Vive em Montreal.

Jean-Louis Tripp nasceu em França, 1958. Desenhador, argumentista e colorista publicou as suas primeiras pranchas na Métal Hurlant em 1977. O seu primeiro álbum, Le bœuf n’était pas mode, foi publicado em 1978. Depois de três títulos na Futuropolis com Marc Barcelo, lança na MIilan a série Jacques Gallard, onde os segundo e terceiro tomos Soviet Zigzag e Zoulou Blues obtiveram no FIBD de Angoulême o prémio da imprensa e o prémio do público em 1987 e 1988. A partir de 1990, começa um período de criação dedicado ao design, escultura, pintura, reportagens de desenho e literatura juvenil. O ano de 2002 marca o regresso à banda desenhada com o Le Nouveau Jean-Claude (argumento de Tronchet). Em 2003, é professor convidado para a Universidade de Quebec e desenha Paroles d’anges, começando em 2006, com Régis Loisel, o longo romance gráfico Magasin Général. Esta saga publicada em Casterman, tem nove volumes e três nomeações no festival de Angoulême. Desde 2015, divide o seu tempo entre Paris e Montreal.

Armazém Central vol. 2/3: Serge | Os Homens
Régis Loisel & Jean-Louis Tripp
Editora: Arte de Autor
Páginas: 152, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 227 x 302 mm
ISBN: 978-989-53114-5-3
PVP: 29,00€

One thought on “Armazém Central vol. 2/3: Serge | Os Homens

  1. Se há coisa que detesto é lançarem um primeiro álbum de uma coleção e depois não lançarem mais álbuns. Quebra a relação de confiança entre o leitor e a editora e pior, cria um mau clima no mercado de BD. Felizmente há editoras como a Arte de Autor que tem sido consistente nos seus lançamentos. Da nossa parte leitores só temos que comprar os seus/nossos livros e desfrutar. Vamos lá pessoal e comprar estes álbuns maravilhosos.

Deixa um comentário