BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Mawil

Pseudónimo de: Markus Witzel
Nascimento: 1976
Naturalidade: Berlim, Alemanha

Markus Witzel nasceu em 1976 na Berlim Oriental, tendo adotado o nome Mawil como pseudónimo artístico. Em poucos anos, tornou-se um dos jovens autores alemães mais prolíficos, publicando seu próprio fanzine Super-Lumpi, participando de publicações coletivas ou fanzines europeus (Epidermophytie, Panik Elektro, Moga Mobo, Strapazin e Stripburger), sendo um dos fundadores do coletivo de autores Monogatari (responsável por duas antologias aclamadas pela crítica) e, posteriormente, da Berlin Comix (na companhia de Andreas Michalke, Reinhard Kleist e Fil, entre outros).

Entretanto, estudou design gráfico. A banda desenhada com que concluiu a licenciatura foi Wir können ja Freunde bleiben (2003), publicada um ano após o lançamento do seu livro Strand Safari (2002). Foi ainda um músico de uma banda de rock (como pode ser lido no seu trabalho Die Band, lançado em 2004).

Apelidado de “o Woody Allen da cena de BD local” pela imprensa, Mawil desenvolve um trabalho muito pessoal, em grande parte autobiográfico e principalmente humorístico, sobre os jogos de amor e azar, os desejos reprimidos e as experiências que fracassam. Alguns dos seus livros são Das grosse Supa-Hasi-Album (2005), Meister Lampe (2006), Action Sorgenkind (2007) ou The Singles Collection (2015).

O seu livro Kinderland (2014) granjeou-lhe o prémio Max und Moritz (principal galardão da BD alemã) para Melhor BD em Alemão.

Após a edição de dois álbuns da série Lucky Luke visto por… , em 2019 foi editado um terceiro volume na série alemã (Lucky Luke Hommage) concebido por Mawil e publicado pela Egmont, intitulando-se o álbum Lucky Luke Muda de Sela.

Publicações de BD em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.