O sétimo volume.

Em julho, Lucas Almeida edita um novo número do seu O Hábito Faz o Monstro. Este número é o 29 porque segue os números de Lucas, os quais formam uma sucessão semelhante à de Fibonacci. Os dois primeiros são 1 e 3, sendo os seguintes obtidos pela soma dos dois anteriores. Assim a sucessão de Lucas é 1, 3, 4, 7, 11, 18, 29… O nome é devido a Edouard Lucas, o matemático do séc. XIX que atribuiu o nome à sequência formada por processos de recorrência. O autor adotou esta sequência de números porque sente que está mais próxima do processo de desenhar, na medida em que pensa que um desenho é também fruto da acumulação de todos os outros desenhos feitos anteriormente, acontecendo o mesmo com cada uma das publicações de O Hábito Faz o Monstro.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Esta nova edição de O hábito faz o monstro foi feita durante uma residência artística em New Jersey, no Guttenberg Arts Center, no Inverno de 2020. Pode ser vista como uma espécie de bloco de notas, onde apontamentos da paisagem envolvente e desenhos à vista, assim como desenhos espontâneos de ideias que surgem, são traduzidas para banda desenhada. É uma seleção dessa recolha, de uma pequena viagem, do exterior e interior, onde se partilha uma perspetiva, pensamentos e ideias, que podem ser lidos através de linhas e formas.

Lucas Almeida nasceu em 1981 e desde cedo adquiriu o gosto de desenhar. Licenciou-se em  artes plásticas na ESAD Caldas da Rainha em 2005, onde teve a oportunidade de explorar várias áreas de expressão. Em 2006, ganhou um prémio do concurso jovens criadores na categoria de Banda Desenhada. Desde do ano 2000 que faz a publicação do fanzine O Hábito faz o Monstro. Tem percorrido vários caminhos, desde exposições coletivas, projeções de cinema experimental em película de 16mm, desenho em tempo real durante concertos ou pintura mural e em tela. Em 2009, fez um estágio em Nova Iorque na Robert Blackburn Printmaking Workshop. Esteve em Shanghai em 2017, durante 5 meses, numa residência artística, onde fez o livro Recover one’s original simplicit”. Esteve também em residência artística em New Jersey no Guttenberg Arts Center, a fazer gravuras. Numa quinta em Bucelas, desenvolveu um projeto de reabilitação das infraestruturas existentes para criar oficinas de trabalhos manuais de várias técnicas, bem como criar a possibilidade para residências artísticas. Trabalha na sua oficina de serigrafia, fazendo projetos pessoais, livros de autor e outros projetos editorais, paralelamente com encomendas. 

O Hábito Faz o Monstro 29
Lucas Almeida
Editora: ed. autor
Páginas: 68, preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 13 x 21 cm
PVP: 10,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.