Humor e copyright.

Planeada inicialmente para março, este mês a chancela FA (que apresenta agora um novo logotipo) disponibiliza a banda desenhada Mimi & Eunice (Mimi & Eunice Intellectual Pooperty, no original), da autoria da norte-americana Nina Paley.

Mimi & Eunice é uma série de tiras de BD que a autora publicou online, tendo estreado em 9 de maio de 2010. Nos EUA, a tira teve direito a 2 publicações em formato físico – Misinformation Wants To Be Free (2010) e Mimi & Eunice’s Intellectual Pooperty (2011).

A autora descreve Mimi e Eunice como “two middle-aged children/baby psychos/heterosexual lesbians”. Um tema prevalente em Mimi & Eunice é o copyright, o qual é representado como algo mau na banda desenhada e os seus defensores são representados de maneira satírica. O humor abarca ainda a hipocrisia dos políticos, das grandes empresas e da própria população, perante a ambivalência de incentivar as pessoas a exercer a sua liberdade mas punirem quem o faz.

Nina Paley utilizou ainda estas personagens em diferentes animações, incluindo pequenos vídeos sobre restrições de copyright e liberdade artística.

Sendo Nina Paley uma ativista da cultura livre, o livro editado pela FA contém uma entrevista à autora sobre esta temática, realizada em 2013 pelo brasileiro André Solink (tradutor da edição), originalmente publicada no blog Baixa Cultura. A edição contém ainda um posfácio sobre cultura livre da autoria do brasileiro Jorge Machado, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Mimi e Eunice é um apanhado de tiras de banda desenhada que evidenciam a relação conflituosa da criação artística. Com diálogos curtos e diretos, as personagens Mimi e Eunice convidam todos nós a pensar sobre o tema de forma inteligente e bem-humorada.
Da autoria da cartoonista norte-americana, animadora e ativista da cultura livre Nina Paley, as tiras possuem um estilo gráfico simples que abordam temas como propriedade intelectual, ironia, hipocrisia e a política, com um tom sarcástico e humorado.

Nina Paley
Nascida a 3 de maio de 1968, em Urbana, Illinois, EUA.
É uma cartoonista, animadora e ativista de cultura livre norte americana. É a desenhadora e muitas vezes a argumentista das suas tiras de banda desenhada como em Mimi & Eunice, Nina’s Adventures e Fluff. Mas a maior parte do seu trabalho mais recente foi em animação, tendo sido a realizadora de Sita Sings The Blues e Seder-Masochism. É conhecida também por desenhar para o Movimento de Extinção Humana Voluntária.

Mimi & Eunice
Nina Paley
Editora: FA
Páginas: 52, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 210 x 210 mm
ISBN: 9781008970540 | 9781008970533 (e-book)
PVP: 14,75€ | 4,99€ (e-book)

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.