BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Xavier Collette

Nascimento: 17 de outubro de 1981
Naturalidade: Bélgica
Pseudónimo: Coliandre

Em 2004, formou-se em Design Gráfico na École Supérieure des Arts de Liège. Começou a sua carreira a ilustrar capas de romances e jogos de RPG, animação 3D e videojogos. Os primeiros livros infantojuvenis ilustrados por si foram Seigneur Puma em 2009 e Le Chat qui avait peur des ombres em 2010, editados pelas Éditions Mic Mac.

David Chauvel, após apreciar as suas ilustrações, propôs-lhe ilustrar a sua adaptação de Alice no País das Maravilhas, publicada em 2010 pela Drugstore (que mais tarde viria a integrar a coleção Les grands classiques de la littérature en bande dessinée da Glénat).

Assinando por vezes com o seu pesudónimo Coliandre, a sua carreira tem sido dedicada aos seus projetos de livros infantojuvenis, ilustrações de capas para várias editoras (p.e., L’Atalante, Pocket jeunesse, MicMac…) e jogos (para a Libellud), tendo ainda autoeditado um Sketchbook (2014).

Quanto à BD, ilustrou a série em 4 tomos Le soufflevent, com argumento de Andoryss (pseudónimo de Mélanie Guyard), publicados pela Delcourt entre 2014 e 2017.

Publicações de BD em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.