BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Miguel Lalor

Nascimento: 17 de abril de 1971
Naturalidade: Pará, Brasil
Outros pseudónimos: Miguel, Miguel Imbiriba, Miguel Imbiriba Jr., Miguel de Lalor Imbiriba

Miguel Agostinho de Lalor Imbiriba Júnior começou por estudar Ciência Política e Sociologia, mas optou por mudar os seus estudos para Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas na Universidade Federal do Pará (1994). Posteriormente, estudou desenho na Escola Massana – Centre d’Art i Disseny, em Barcelona. Regressado ao Brasil, foi professor substituto de Design Gráfico no curso de Publicidade na Universidade Federal do Pará (1997-1999).

Foi em 1999 que foi desenhada a sua primeira BD, a adaptação do romance Galvez, Imperador do Acre, da autoria do escritor brasileiro Márcio Souza, com argumento de Domingos Demasi, sob o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará. Seria publicada pela SECULT em 2004.

Emigrou para Lisboa, onde viveu entre 2000 e 2002, exercendo o cargo de Diretor de Design Gráfico das Publicações Dom Quixote, produzindo capas para a editora. Durante a sua permanência em Portugal, desenhou a BD curta “Voo Cruzado”, com argumento de Pedro Mota, publicada na revista Selecções BD (2.ª série) #29 (fevereiro de 2001).

Em 2002, emigrou para Paris, sendo no mercado francófono que mais banda desenhada produziu. Com Jean-Charles Kraehn (no argumento), criou a série Myrkos para a Dargaud, que teve direito a 3 tomos (2004-2007), tendo o primeiro deles recebido o Prémio do Público do Festival de Perros Guirec em abril de 2004.

Em 2009, coescreveu com Raymond Khoury o primeiro tomo da série da Dargaud Le Dernier Templier, o qual desenhou. Desenhou ainda os 3 volumes seguintes (2010-2013), não estando, no entanto, envolvido nos 2 últimos volumes da série.

Entretanto, desenhou Odisseia, a adaptação da obra de Homero por Christophe Lemoine para a série Les Incontournables de la littérature en BD da Glénat, publicado em 2010.

Para a Dargaud, desenhou também o díptico Le Redempteur (2015-2021), escrito por Stephen Desberg.

Publicações de BD em Portugal

Séries

Participação em antologias de BD

  • “Voo Cruzado” – em Selecções BD (2.ª série) #29 (Meribérica, fevereiro de 2001)

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.