BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Giorgio Fratini

Nascimento: 1976
Naturalidade: Prato, Itália

Este ilustrador e membro da comunidade Urban Sketchers formou-se em Arquitetura na Universidade da Florença, tendo também realizado várias obras de banda desenhada.

Viveu em Portugal no ano 2000 ao abrigo do programa Erasmus, tendo voltado nos anos seguintes. Foi numa dessas visitas a Lisboa que descobriu que o edifício no Chiado que albergou a sede da polícia secreta de Salazar ia ser demolido e transformado num condomínio de luxo. Este acontecimento inspirou-o a escrever o seu primeiro livro de banda desenhada, As Paredes Têm Ouvidos – Sonno Elefante. A obra foi editada no início de 2008 em Itália pela BeccoGiallo. Uns meses mais tarde, de modo a assinalar o 34.º aniversário da Revolução do 25 de Abril, foi editada no nosso país pela Campo das Letras.. Em outubro do mesmo ano, a obra foi galardoada com o Prémio Romics 2008 – Festival de Banda Desenhada de Roma na categoria de Melhor Livro Italiano.

Realizou também diversas BD curtas, como “Cui Prodest?” (para a mostra de autores emergentes Futuro Anteriore 2009 na Comicon di Napoli), “Chamata Neurale Urgente” (em Shinigami #2 – Kawama Editoriale, 2011) ou “The Birth of Zeus” na And – Rivista di architettura, città, architetti #18, revista para a qual, inclusivamente, colaborou regularmente com ilustrações.

Obras publicadas em Portugal

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.