De 27 de agosto a 12 de setembro.

Desde 2014 que a Câmara Municipal do Porto organiza a Feira do Livro do Porto, um evento fundado em 1930. Anualmente, um autor é homenageado e este ano a escolha é o escritor portuense Júlio Diniz, dado ser o marco dos 150 anos da morte do autor. A edição de 2021, entre 27 de agosto e 12 de setembro, decorre uma vez mais nos jardins do Palácio de Cristal.

A Feira do Livro Porto funciona em 2021 no seguinte horário:

  • 2.ª a 4.ª feira: 12h30 – 21h00
  • 5.ª e 6.ª feira: 12h30 – 23h00
  • Sábado: 11h00 – 23h00
  • Domingo: 11h00 – 21h00

Para além dos habituais lançamentos de livros e sessões de autógrafos, a edição deste ano conta também, paralelamente, como tem sido habitual, com uma extensa programação cultural e de animação a abranger todas as idades, a qual poderá ser consultada no site da Feira do Livro do Porto.

A programação divide-se pelas temáticas das lições (da literatura ao rock, passando pelas artes plásticas e outras áreas), duetos (poesia), conversas (da literatura e outras artes à ciência), oficinas (de vários tipos, incluindo de ilustração com Joana Estrela, Yara Kono ou João Fazenda), concertos (para além da 10.º edição do Porta-Jazz ao Relento, com um grande variedade de estilos musicais e com um alinhamento onde constam nomes mais e menos conhecidos), cinema (filmes de realizadores como Wim Wenders e João César Monteiro, entre outros), animação (música ao vivo, teatro físico, interação com o público, tours literárias, marionetas, mercadinho de livros e brinquedos usados de crianças para crianças), infantojuvenil (diferentes oficinas, sessões de contos e espetáculos dirigidos a bebés, a crianças e a famílias), palavra soprada (leituras e recitais), exposição (sobre o trabalho de mulheres designers do século XX que estão ausentes na história do design português, lançando um olhar crítico sobre os mecanismos que consentem e propagam essas omissões), atividades satélite (na Biblioteca Popular Pedro Ivo e na Quinta da Macieirinha) e rádio (a Rádio Estação, presente no evento, bem como na frequência 96.3 FM e disponível online aqui).

Destaca-se ainda na programação A Feira do Livro Convida a Feira da Alegria, um “mercado de edição, transumância gráfica e escatologia comercial — reúne coletivos que se expressam através do múltiplo gráfico: serigrafia, gravura, tipografia, ilustração, fotocópia e artefactos com inscrição incerta” , com a presença de Ana Reuss e Gonçalo Duarte, Ana Seixas, Ana Torrie, Apre, Bazar Esquisito, Bergado Colectivo, Bábara R, Carolina Celas, Carolina Garfo, Cecília de Fátima, David Penela, Dose, Edições Amateur, Edições da Ruína, Erva Daninha, Fojo, Gabinete Paratextual, Henrique Apolinário, Homem do Saco, Imprensa Canalha, Joana Carneiro, Joaquim Pires, Lacon con Grelos, Lovers & Lollypops, MAGO studio, Margo, Mariana Malhão, Mariana Miserável, Massacre, Massapê, Nada Pouco Quase Muito, Nicolau, O Gorila, Oficina Arara, Oficina Atalaia, Oficina Mescla, Oficina do Cego, Onagore, Revista Prego, Rita Mota, Sismógrafo, Stolen Books, Strane Edizione e Uma Joana (dias 4 e 5 de setembro).

Este ano, está, inclusivamente, a decorrer a Warm Up, uma iniciativa de poesia e música agendada para os seis fins de semana que antecedem o acontecimento literário, percorrendo terrenos como o jazz, blues, world music, spoken word ou música de dança, entre outros. Tem lugar em diferentes locais da cidade invicta, podendo o programa e condições de acesso devido à pandemia de COVID-19 ser consultados no site da iniciativa.

A Feira do Livro do Porto conta com 78 entidades participantes, distribuídas por 124 pavilhões, onde se junta mais um para uso da autarquia. Distribuidoras, editoras, livrarias, alfarrabistas e estruturas institucionais estão presentes no evento literário.

A banda desenhada, como não poderia deixar de ser, também está presente.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.