BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Masayuki Kusumi

Em japonês: 久住昌之
Nascimento: 15 de julho de 1958
Naturalidade: Mitaka, Tóquio, Japão

Licencia-se na Faculdade de Sociologia da Universidade de Hosei. Durante os seus anos universitários, interessa-se por diversas artes, tendo vindo a frequentar a escola particular Bigakko e estudado com Genpei Akasegawa. Na Bigakko, conhece Haruki Izumi, adotando este duo criativo de manga o pseudónimo Masayuki Izumi, encarregando-se Masayuki do argumento e Izumi do desenho. A estreia dá-se em 1981 na revista Garo da editora Seirindo e o duo permanece ativo.

Outro pseudónimo para outro duo que integra é QBB (abreviatura de Qusumi Brothers Band), desta feita com o seu irmão mais novo Takuya Kusumi, que assume o desenho. Inclusivamente uma das suas mangas publicadas foi galardoada com o 45.º Prémio Bungeishunju Manga.

Para além destas 2 parcerias, desde 1984 que tem uma extensa carreira com a escrita de ensaios e outros livros a solo, bem como com diversas parcerias. Uma das suas parcerias bastante conhecida é a da manga O Gourmet Solitário, desenhada por Jiro Taniguchi, publicada internacionalmente, e que foi adaptada a série televisiva.

Paralelamente, tem-se dedicado à realização, música, design e encadernação e foi um dos atores da série televisiva que adapta a manga O Gourmet Solitário.

Publicações em Portugal

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.