BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Jiro Taniguchi

Nascimento: 14 de agosto de 1947
Naturalidade:
Tottori, Japão
Falecimento:
11 de fevereiro de 2017

Em 1969, decide tornar-se autor de manga e muda-se para Tóquio, onde se torna assistente de Kyota Ishikawa, com quem trabalha durante cinco anos. Em 1970, é publicada a sua primeira obra, Kareta heya. Seguem-se algumas mangas eróticas e torna-se assistente de Kazuo Kamimura. Toma contacto com a banda desenhada europeia, a qual vai influenciar o seu trabalho, em especial a linha clara.

Nos anos 80, colabora com os argumentistas Natsuo Sekikawa e Caribu Marley, com os quais produz mangas de géneros muito variados, com destaque para a obra histórica Botchan no Jidai, que aborda a literatura e a política do Japão na era Meiji.

A partir dos anos 90, começam a ser mais raras as suas colaborações com argumentistas, regressando maioritariamente a assumir a elaboração das suas obras por completo. O seu trabalho explora, especialmente, as escolhas quotidianas e as relações entre os seres humanos e com a natureza, incluindo com os animais.

O seu traço torna-se cada vez mais depurado, assentando numa linha fina, sem pormenores desnecessários, mas mesmo assim muito expressiva, polivalente e polifacetada no retratar do ser humano e no trair das suas emoções, quer no desenho naturalista – sejam montanhas, praias, bosques ou animais – quer na representação dos cenários urbanos.

Taniguchi é um autor multipremiado, com um grande número de prémios atribuídos no Japão e na Europa.

Publicações em Portugal

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.