O nono álbum da série de Hugo Pratt.

Corto Maltese: A Juventude, o nono álbum da famosa série de Hugo Pratt, tem direito a edição nacional em mais um volume de grande formato, a preto e branco e com prefácio e aguarelas a cores, publicada pela Arte de Autor. Desta feita, o prefácio é da autoria de Sylvain Tesson.

Este nono álbum do famoso personagem do autor italiano é publicado originalmente a preto e branco no Le Matin de Paris, entre 5 de agosto de 1981 e 1 de janeiro de 1982. Entre março e novembro de 1982, a revista italiana L’Eternauta publica a BD a cores, aplicadas por Patrizia Zanotti. É esta versão a cores que é também publicada em França na revista mensal (À suivre) #51-53, entre abril e junho de 1982. A primeira edição em álbum é realizada pela Casterman em 1983, somente sendo publicado no mercado italiano em 1985 pela Milano Libri. Quanto à edição a preto e branco, o primeiro álbum no mercado franco-belga data de 2011.

Quanta à história da edição da obra em Portugal, foi sucessivamente publicada em álbum pelas Edições 70 (1985), Meribérica (2003), Panini (2003) e ASA (2013).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A «Niña de Gibraltar» era uma encantadora cigana andaluza. Do pai, não sei se herdou alguma coisa… Talvez o seu amor pelo mar…
“Há duas aparentes contradições em A Juventude de Corto Maltese, de Hugo Pratt. A primeira tem que ver com o facto de a série Corto Maltese não ter começado pela narrativa da juventude do herói. É um facto estranho que uma juventude se imiscua a meio do caminho no destino de um homem! A segunda é que Corto Maltese nunca envelheceu e, por isso, não conseguimos acreditar que um herói tão eterno e sempre tão puro precisasse de se sobrecarregar com uma passagem pela tenra idade. De que serve ser jovem quando a idade não passa?” – do prefácio de Sylvain Tesson.

Hugo Pratt é unanimemente considerado um dos maiores desenhadores do mundo. As suas bandas desenhadas, as suas obras gráficas e aguarelas são expostas nos maiores museus, do Grand Palais à Pinacoteca de Paris, sem falar do Vittoriano, em Roma, o Ca’ Pesaro, em Veneza, ou o Santa Maria della Scalla, em Siena. Ele próprio definia as suas histórias com o termo «literatura desenhada». Viveu em Itália, Argentina, Inglaterra, França e Suíça. Grande viajante, atravessou praticamente o mundo todo. A sua personagem mais famosa é Corto Maltese, nascido La Valletta, ilha de Malta, de mãe cigana andaluza e pai marinheiro da Cornualha, a 10 de julho de 1887. Apareceu pela primeira vez nas páginas da revista Sgt. Kirk em 1967, e continua as suas aventuras nos nossos dias.

Corto Maltese: A Juventude
Hugo Pratt
Editora: Arte de Autor
Páginas: 72, a preto e branco, com prefácio a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 225 x 297 mm
ISBN: 978-989-54827-0-2
PVP: 25,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.