O décimo álbum da série de Hugo Pratt.
Corto Maltese: Tango, o décimo álbum da famosa série de Hugo Pratt, tem direito a edição nacional em mais um volume de grande formato, a preto e branco e com prefácio e aguarelas a cores, publicada pela Arte de Autor. Desta feita, o prefácio é da autoria de Carole Martinez.
Este décimo álbum do famoso personagem do autor italiano é publicado originalmente na revista italiana Corto Maltese (III ano) #6-12 (Milano Libri/Rizzolia), entre junho e dezembro de 1985. A sua primeira edição em álbum dá-se no mercado franco-belga pela Casterman em 1987. Pratt conta com a colaboração de Guido Fuga na elaboração de alguns cenários e dos automóveis.
Quanta à história da edição da obra em Portugal, foi sucessivamente publicada em álbum pelas Edições 70 (1988), Meribérica (1998, 2003) e ASA/Público (2004).
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse da editora:
É incrível que tenha de carregar sempre o passado!
“Igual a si mesmo, Corto não dança no álbum, fica sentado e observa aqueles que dançam. É pelo olhar que ele participa da força erótica do tango. Enquadramento muito apertado, brilho no olhar, movimento de salto alto, a saia que abre na parte de baixo, a nuca de uma mulher que se parece com Louise, a amiga perdida. E é como se tivéssemos visto Corto dançar. Corto pode dançar com a morte, mas não dança sobre sepulturas! Tango!” – do prefácio de Carole Martinez.
Hugo Pratt é unanimemente considerado um dos maiores desenhadores do mundo. As suas bandas desenhadas, as suas obras gráficas e aguarelas são expostas nos maiores museus, do Grand Palais à Pinacoteca de Paris, sem falar do Vittoriano, em Roma, o Ca’ Pesaro, em Veneza, ou o Santa Maria della Scalla, em Siena. Ele próprio definia as suas histórias com o termo «literatura desenhada». Viveu em Itália, Argentina, Inglaterra, França e Suíça. Grande viajante, atravessou praticamente o mundo todo. A sua personagem mais famosa é Corto Maltese, nascido La Valletta, ilha de Malta, de mãe cigana andaluza e pai marinheiro da Cornualha, a 10 de julho de 1887. Apareceu pela primeira vez nas páginas da revista Sgt. Kirk em 1967, e continua as suas aventuras nos nossos dias.
Corto Maltese: Tango
Hugo Pratt
Editora: Arte de Autor
Páginas: 72, a preto e branco, com prefácio a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 225 x 297 mm
ISBN: 978-989-53114-6-0
PVP: 25,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.