32.º Festival de BD da Amadora em modo presencial.

Após o Festival Internacional de BD de Beja, foi oficialmente confirmado mais um evento municipal ligado à banda desenhada, o Amadora BD.

Depois da edição de 2020 totalmente online, o Amadora BD regressa ao seu formato presencial. De 21 de outubro a 1 de novembro 2021, o Festival acontece em três espaços da cidade da Amadora: a nova morada do núcleo central, no Ski Skate Amadora Park, e os núcleos paralelos, na Bedeteca da Cidade e na Galeria Municipal Artur Bual.

Exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras, bem como outras iniciativas, foram anunciadas, apesar de não existir, de momento, nenhum programa oficial nem confirmação quanto a que exposições e autores estarão presentes no evento.

A grande novidade anunciada consiste numa nova modalidade quanto aos prémios do festival, que passam a ser denominados Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA), os quais distinguem, pela primeira vez, com um prémio pecuniário de 5000,00€, a Melhor Banda Desenhada de Autor Português, para além de outros prémios não pecuniários. Quanto ao número de jurados, passam a ser três.

Como é hábito, mantêm-se os concursos adstritos ao Festival Internacional de BD da Amadora, nomeadamente o municipal (para alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico daquele concelho) e o de banda desenhada da Amadora (para autores entre os 12 e 30 anos de qualquer cidade).

A ilustração original da edição de 2021 é da autoria do autor português Roberto Gomes.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.