BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Cadu Simões

Nascimento: 14 de junho de 1982
Naturalidade: Osasco, São Paulo, Brasil
Pseudónimo de: Carlos Eduardo da Silva Simões

É historiador por formação e argumentista de banda desenhada. Iniciou-se na BD em 2000, publicando de forma independente tanto pela internet quanto em publicações impressas. O seu primeiro trabalho, e o mais conhecido, foi o Homem-Grilo, personagem cuja utilização autorizou em 2008, através de uma licença Creative Commons.

Algumas das suas outras BD são Nova Hélade (que revisita a mitologia grega num cenário fantástico-futurista) e Acelera SP (uma ficção distópica ambientada numa São Paulo cyberpunk). Também escreve argumentos para o Sideralman e o Demetrius Dante, ambos personagens criados por Will.

Em 2008, foi premiado com o Troféu HQ Mix na categoria de Roteirista Revelação. Em 2016, lançou a revista Cosmogonias, uma antologia de algumas de suas BD curtas.

Em 2007, fundou o Quarto Mundo, um coletivo que possuía a função de distribuir, divulgar e fomentar a produção de BD independentes no Brasil. É integrante do coletivo de autores de BD Petisco, que, entre as suas atividades, realiza a publicação periódica de BD na internet para leitura online e gratuita. Também possui a sua própria chancela editorial de BD, a Aedo Edições.

Publicações em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.