BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Umbra
Título: Umbra
Editor: Filipe Abranches
Edição: Umbra Edições
Datas de edição: outubro de 2019 – presente
País: Portugal
A Umbra é uma antologia de banda desenhada contemporânea portuguesa idealizada e produzida por Filipe Abranches, autor e ilustrador. Reúne histórias curtas, autoconclusivas, privilegiando autores de expressão portuguesa, a solo ou em colaborações, versando universos e géneros tais como os da ficção científica, distopias futuristas ou ficção weird, podendo ainda cruzar-se com o policial e a fantasia.
Com uma planeada periodicidade anual, o propósito desta série antológica é criar uma plataforma com histórias de estrutura clássica, a preto e branco, apropriadas a um público alargado e amador das práticas de leitura de revistas de banda desenhada dos anos 1970 e 1980, atualizadas aos temas e preocupações de hoje.
Algumas das histórias contêm elementos em comum e cruzam-se, mas são sempre legíveis autonomamente. Muitos dos projetos são idealizados por Filipe Abranches, delegando o seu desenvolvimento a equipas construídas para o efeito.

Número: 1
Autores: Filipe Abranches, Hugo Maciel, João Chambel, João Sequeira, José Carlos Joaquim, Pedro Moura, Sama, Sérgio Sequeira
Data: outubro de 2019
Previews e sinopse: aqui

Número: 2
Autores: Bárbara Lopes, Fernando Relvas, Filipe Abranches, Jorge Coelho, Pedro Moura, Simon Roy
Data: setembro de 2020
Previews e sinopse: aqui
Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.