BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Alfaguara

Atividade: 2009 – presente
Filiação: Penguin Random House Grupo Editorial 
Sede: Lisboa, Portugal

A palavra “alfaguara” significa torrente, manancial. Fundada em Espanha, em 1964, a editora Alfaguara teve como seu primeiro diretor Camilo José Cela, escritor espanhol merecedor do Prémio Nobel de Literatura. Desde então, afirmou-se como um selo literário da mais elevada qualidade.

Em conjunto com outras chancelas, como a Alfaguara Infantil e Juvenil, Objectiva e Suma de Letras, bem como outras chancelas espanholas, pertenceu ao Grupo Santillana desde 1980, o qual por sua vez, faz parte do grupo de comunicação e entretenimento espanhol Prisa desde 2000.

Presente em Portugal desde 2009, a Alfaguara apostou na literatura contemporânea internacional, desde nomes tão estabelecidos como Javier Marías e Michel Houellebecq a vozes emergentes como Juan Gabriel Vasquez, Leila Slimani, Sofi Oksanen, Ottesa Moshfegh ou Carmen Maria Machado, entre muitos outros. Outra marca do seu catálogo passa pela recuperação de alguns clássicos esquecidos, de que são exemplo James Baldwin, Charles Bukowski, John Fante, Lucia Berlin e Angelika Schrobsdorff. Publica também autores com os mais destacados prémios literários, como o National Book Award, Pulitzer Prize, Prix Goncourt, Premio Alfaguara, Premio Nacional de la Critica, Premio Strega, entre outros. Apostou ainda em autores portugueses como Afonso Cruz, João Tordo, Fernando Campos, Ricardo Adolfo ou José Fanha.

Em 2014, o grupo editorial norte-americano Penguin Random House comprou várias chancelas literárias do grupo espanhol Santillana, que tinha, na altura, presença em mais de vinte países – além da Península Ibérica, países da América do Norte, América Central e América do Sul.

No que toca à banda desenhada, não tem nenhum plano editorial dedicado à mesma, sendo a sua publicação esporádica.

2020

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.