O início de uma morte anunciada.

Em 2003, a Image iniciou a publicação de uma série de banda desenhada escrita por Robert Kirkman e desenhada por Tony Moore. A preto e branco, a BD centrava-se num xerife de Kentucky que acordava de um coma para se encontrar num cenário de apocalipse zombie. No sétimo número, Charlie Adlard passa a assumir o desenho. E assim se iniciou a história do fenómeno de culto que originou a franchise de The Walking Dead, com direito a romances, jogos de tabuleiro, videojogos e outros produtos. A série de BD terminou em 2019, com um total de 193 números publicados.

Os primeiros 84 números da série de BD foram editados em Portugal pela Devir até agosto de 2016, altura em que suspendeu a sua publicação. Com as devidas adaptações e alterações de enredo, geralmente aprovadas pelo próprio Kirkman, a série televisiva homónima já teve direito a 10 temporadas com um total de 177 episódios.

No dia 23 de agosto, estreou a 11.ª e última temporada de The Walking Dead no canal Fox português, 1 dia após a sua estreia nos EUA. No entanto, ainda demorará para que esta série, que adapta a BD homónima, chegue ao seu final, uma vez que a 11.ª temporada será dividida em 3 partes de 8 episódios, estando o derradeiro episódio planeado para ser exibido em 2022.

Esta temporada adapta o material dos #175-193 da banda desenhada (os últimos 19 comic books da série de BD), focando-se no encontro do grupo com a Commonwealth, uma grande rede de comunidades com cerca de cinquenta mil sobreviventes que vivem em diferentes povoamentos.

Os protagonistas desta 11.ª temporada são Norman Reedus (Daryl Dixon), Melissa McBride (Carol Peletier), Lauren Cohan (Maggie Greene), Christian Serratos (Rosita Espinosa), Josh McDermitt (Eugene Porter), Seth Gilliam (Gabriel Stokes), Ross Marquand (Aaron), Khary Payton (Ezekiel), Cooper Andrews (Jerry), Callan McAuliffe (Alden) e Jeffrey Dean Morgan (Negan).

O elenco inclui ainda Eleanor Matsuura (Yumiko), Nadia Hiker (Magna), Cailey Fleming (Judith Grimes), Cassady McClincy (Lydia), Lauren Ridloff (Connie), Paola Lázaro (Juanita “Princess” Sanchez) e Michael James Shaw (Mercer).

Independentemente da data em que será realmente exibido o derradeiro episódio da série televisiva que teve a primazia de levar a que os seus espetadores começassem também a ler a série de banda desenhada, a franchise tem-se preparado para sobreviver a esta morte anunciada.

Fear the Walking Dead

Por um lado, Kirkman e Dave Erickson criaram uma segunda série baseada no universo de The Walking Dead, cujos eventos da primeira e segunda temporadas eram cronologicamente anteriores aos narrados na BD e série televisiva, com um conjunto de personagens totalmente novo. A prequela Fear The Walking Dead seguia o percurso de uma família disfuncional desde os primeiros dias da epidemia e dos diferentes companheiros que iam tendo, desde a Califórnia ao México.

Após 3 temporadas sem nenhuma relação direta com a BD nem a série televisiva, a 4.ª temporada alterou tal ao introduzir um personagem na série retirado do primeiro número da série de BD e do primeiro episódio da série televisiva The Walking Dead, Morgan Jones. Morgan viria a desaparecer e reaparecer nas séries de BD e televisão mais do que uma vez. Após breves aparições na 3.ª e 5.ª temporada, Morgan regressou definitivamente à série na 6.ª temporada de The Walking Dead, tendo encerrado a sua participação com a 8.ª temporada. Para o espetador, foi a transição de Morgan de uma série para a outra a força-motriz para que o início da 4.ª temporada de Fear The Walking Dead avançasse cronologicamente para o final da 8.ª temporada da série-mãe (registe-se que os últimos acontecimentos da 3.ª temporada de Fear The Walking Dead coincidiram com o final da 1.ª temporada de The Walking Dead). Obviamente, este crossover não existe na banda desenhada – nenhum dos personagens originais de Fear The Walking Dead existe na BD -, permitindo um desenvolvimento do personagem Morgan na TV que não coincide com a BD, como tem acontecido com outros personagens.

Após as insistentes solicitações dos fãs para um crossover entre as duas séries, esta foi a oportunidade não só para introduzir um personagem da série-mãe (e da BD) na (ex-)prequela, como ainda surgirem no primeiro episódio da 4.ª temporada de Fear The Walking Dead outros personagens da série-mãe e da BD, completando, deste modo, o ciclo entre os dois media… A presença de Morgan na 4.ª temporada de Fear the Walking Dead tornou-se um dos pilares desta série, como os espetadores têm observado ao longo das temporadas que se seguiram. Com a 5.ª temporada chegou mais um personagem da BD à série, Dwight, também ele proveniente da série televisiva original. E na 1.ª parte da 6.ª temporada, chegou a sua mulher, Sherry, também ela uma personagem da BD e da série de TV The Walking Dead. A estreia da 7.ª temporada está agendada para a segunda quinzena de outubro de 2020.

The Walking Dead: World Beyond

Uns dias antes, também em outubro, estreará a 2.ª e última temporada de The Walking Dead: The World Beyond, uma série criada por Scott M. Gimple e Matthew Negrete com personagens originais, que não estão presentes na BD. Passada no Nebrasca, a primeira temporada seguiu o percurso de alguns adolescentes e jovens adultos entre a sua comunidade e a sede da Civil Republic Military (CRM), onde se suspeita que um dos elementos da sua comunidade se encontra detido.

Futuras séries e filmes

E estão mais 2 séries anunciadas, um spin-off ainda inominado com Daryl e Carol (personagens que estão presentes desde a primeira temporada televisiva), planeado para 2023, e Tales of the Walking Dead (uma série antológica com histórias curtas de personagens novos ou previamente existentes). Por outro lado, o destino de Rick Grimes (que desapareceu da série na nona temporada) está planeado para ser revelado em 3 filmes que serão exibidos no cinema.

Trailer da 11.ª temporada de The Walking Dead

The Walking Dead é um caso de estudo, pois dificilmente se adivinharia a magnitude que a franchise teria quando uma série de BD a preto e branco sobre zombies se iniciou. Seja como for, neste momento, os espetadores podem começar a visualizar o início da longa 11.ª temporada, a derradeira.

Eis o trailer:

 

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.