Estreia a 2 de setembro em Portugal.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é o 25.º filme do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) e o 2.º filme da Fase 4 do UCM. É o primeiro filme da Marvel realizado por um descendente asiático e com um elenco predominantemente asiático, a qual espera obter junto das comunidades asiáticas e seus descentes o mesmo sucesso que o filme Pantera Negra obteve entre os afro-americanos.

Realizado por Destin Daniel Creton, com Simu Liu (Shang-Chi), Awkwafina (Katy), Meng’er Zhang (Xialing), Fala Chen (Jiang Li), Florian Munteanu (Punho de Lâmina), Benedict Wong (Wong), Michelle Yeoh (Jiang Nan), Ben Kingsley (Trevor Slattery), Tony Leung as (Wenwu/Mandarim).

Para além de Wong e Trevor Slattery, outros atores do MCU que estarão de volta neste filme são Tim Roth (Abominável) e Jade Xu (uma viúva-negra). E quem esperar pelas cenas pós-créditos poderá ver ainda Mark Ruffalo (Bruce Banner, aka Hulk) e Brie Larson (Carol Danvers, aka Capitã Marvel).

Dois dos problemas no UCM que este filme procura solucionar são as personagens Mandarim e Fu Manchu. Por um lado, a Marvel não possui os direitos cinematográficos de Fu Manchu (Zheng Zu), o pai e arqui-inimigo de Shang-Chi (aka o Mestre do Kung Fu) na banda desenhada. Por outro lado, a própria personagem baseia-se na personagem homónima criada por Sax Rohmer na literatura no início do século passado, que rapidamente se espalhou pelos mais diferentes media (cinema, televisão, rádio, BD…) como o arquétipo do génio criminoso e o cientista maluco e repleta de estereótipos racistas.

Se o UCM nunca mencionou Fu Manchu, no que toca ao personagem Mandarim e aos seus Dez Anéis, o caso muda de figura, desde o primeiro filme, embora de uma forma algo atribulada. Há referências nos filmes Homem de Ferro (2008) e Homem de Ferro 2 (2010). Contudo, somente no material promocional de Homem de Ferro 3 (2013) dá-se a primeira aparição de Mandarim, protagonizado por Ben Kingsley. No entanto, descobre-se depois que este “Mandarim” não passa de um embuste, desempenhado por um ator denominado Travor Slattery, contratado por Aldrich Killian (cujas tatuagens de dragão no peito poderiam dar a entender que este personagem seria o Mandarim do MCU). No entanto, na curta-metragem All Hail the King (2014), descobre-se que Killian baseou a sua invenção do Mandarim numa poderosa figura histórica homónima e que a organização Dez Anéis não está contente com este abuso. O assunto não fica esquecido, pois há novamente uma breve referência no filme Homem-Formiga (2015).

É a partir deste ponto que a Marvel pôde criar o verdadeiro Mandarim do UCM, uma fusão dos personagens Mandarim e Fu Manchu da Marvel. O Mandarim do UCM é o líder dos Dez Anéis e pai de Shang-Chi, tendo como nome Wenwu e afastando-se o mais possível da mensagem xenófoba que carrega o nome de Fu Manchu.

Ao contrário do filme Viúva Negra (lançado simultaneamente nos cinemas e na plataforma Disney+ através do pagamento extra do acesso premium), o filme tem um período de 45 dias exclusivo no cinema, antes de poder ser disponibilizado na Disney+.

Eis o trailer:

Eis a sinopse:

Shang-Chi foi treinado desde a infância pela misteriosa Organização dos Dez Anéis. Agora, terá de enfrentar o seu passado, que julgava ter deixado para trás, quando é atraído para a teia do pai, Xu Wenwu o temido líder da organização. Shang-Chi é acompanhado por Katy, a sua melhor amiga, dedicada e ferozmente leal, de espírito livre e despreocupado, que traça o seu próprio trajeto de autodescoberta. Durante o percurso, Shang-Chi reencontra-se com a  irmã, Xialing, que deverá escolher entre a vida solitária que criou para si própria ou juntar-se ao irmão na luta contra a Organização dos Dez Anéis.

De um modo geral, as críticas da especialidade foram favoráveis, podendo agora os espetadores portugueses desfrutar do filme.

A Fase 4 do UCM até ao momento:

  1. WandaVision (série Disney+)
  2. O Falcão e o Soldado do Inverno (série Disney+)
  3. Loki: temporada 1 (série Disney+)
  4. Viúva Negra (cinema e Disney+ Acesso Premium)
  5. E Se…?: temporada 1 (série Disney+)
  6. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (cinema)

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.