BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Chaiko

Pseudónimo de: Cai Feng
Nascimento: 8 de dezembro de 1981
Naturalidade: China

Realizador de desenhos animados residente em Xangai, Chaiko tornou-se um autor de banda desenhada a convite do editor Jean-Paul Moulin. Tal resultou na primeira obra do autor, Love, Fragments Shangai (Xiao Pan, 2008). Com a transição de Moulin para a editora Paquet, é na chancela Bao desta editora que surgem dois álbuns de Chaiko no ano seguinte – La Fille de Shangai, com coargumento de Ysabelle Cheng, e a antologia La Porte de Jade, na qual, além de Chaiko, estão trabalhos dos autores Cheng Cheng (de Pequim), 7th Orange (de Xangai), Sheng Tao (de Xangai) e Sun Rui (de Tianjin).

Entre 2014 e 2016, na Paquet são publicados os derradeiros 4 álbuns da série La Chronique des Immortels, baseada na obra de Wolfgang Hohlbhein e com argumento de Benjamin von Eckartsberg, desenhados por Chaiko (seguindo-se a Thomas von Kummant). É também em 2016, num lançamento da Echappement Classic, que assina o desenho do 2.º e último álbum de Les aventures de Bob Neyret, Gentleman Driver, cujo primeiro volume tinha sido editado pela Paquet.

Em 2017, é publicado um novo álbum desenhado por si, novamente com argumento de Von Eckartsberg, a adaptação do romance Hercule Poirot – Morte no Expresso do Oriente na série Agatha Christie da Paquet.

Em 2018, são publicadas duas BD desenhadas por Chaiko, François Iér (na série Eles Fizeram História da Glénat) e Shaine (Paquet).

Desde 2019, Chaiko passa a trabalhar novamente em álbuns a solo, desta feita na série Le Roi Singe, editada pela Paquet.

Publicações em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.