O sexto número do fanzine Outras Bandas.

Após a apresentação do zine Outras Bandas #0 do coletivo Tágide no XV Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (FIBDB), em junho do ano passado, e do lançamento do #1 em novembro daquele ano, integrado no festival Amadora BD 2019, os #2#3 e #4 tinham sido editados em maio e novembro de 2020 e em fevereiro de 2021. O Outras Bandas regressou a este mês ao FIBDB, com o lançamento do #5 no primeiro fim-de-semana do festival.

Este número é distinto dos anteriores por ser inteiramente dedicado não à banda desenhada propriamente dita mas à ilustração de personagens da BD portuguesa, através do projeto Heróis Portugueses do coletivo Tágide.

O projeto contou com trabalhos de António Coelho, Daniel Maia, Eduardo Martins, Filipa Lopes, João Faial, João Raz, Jorge Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Mário André, Nuno Dias, Patrícia Costa, Pedro Cruz, Rafael Marquês, Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende e Yves Darbos, tendo a ilustração da capa sido da responsabilidade de Daniel Maia (desenho) e Susana Resende (cor).

Este número tem uma tiragem limitada a 40 exemplares, dos quais 30 cópias são reservadas ao grupo e 10 cópias são ofertas para bedetecas nacionais e internacionais, organizadores de festivais e críticos. O fanzine será disponibilizado online em formato e-book ou impresso a preço de custo para colecionadores interessados.

Eis a sinopse:

O colectivo informal Tágide faz uma fuga à regra na publicação do Outras Bandas, ocupando inteiramente este número com a compilação de Heróis Portugueses, a iniciativa que o grupo realizou durante o último ano e que visa celebrar as principais personagens da Banda Desenhada portuguesa e seus respectivos autores.
Zé Povinho, Quim e Manecas, Eternus9, Porto Bomvento, Salta-Pocinhas, Jim del Mónaco, O Corvo, Loverboy, A Pior Banda do Mundo e Dog Mendonça têm em comum ser alguns dos mais reconheciveis heróis da banda desenhada portuguesa. Mas o manancial criativo não se esgota nestas personagens, apesar da infeliz noção de que a BD nacional não é feita de heróis, mas de obras com protagonistas circunscritos à narrativa – o que não é verdade. Embora o mercado português seja limitado para o crescimento de grandes colecções, existem dezenas de criações originais e figuras lendárias adaptadas à BD, que desde há já um século vêm a caracterizar a nossa 9ª Arte
Foi para celebrar essas personagens e resgatar do esquecimento muitas outras, no processo homenageando os escritores e desenhadores, que o colectivo Tágide se desafiou a ilustrar 100 dos principais heróis da banda desenhada lusitana!

Outras Bandas #5
vários autores
Editora: Tágide
Páginas: 44, a preto e branco

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.