O Combate Quotidiano, de Manu Larcenet

O Combate Quotidiano, de Manu Larcenet

Primeiro volume duplo de dois.

O autor de banda desenhada francês Manu Larcenet volta a ser publicado em Portugal, desta vez com a série O Combate Quotidiano. Originalmente editada pela Dargaud em 4 volumes entre 2003 e 2008, a coedição nacional de Arte de Autor e A Seita vai ser realizada através da publicação de dois álbuns duplos que reúnem a totalidade da série.

Escrita e desenhada por Manu Larcenet, as cores da série ficaram a cargo do seu irmão, Patrice.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse das editoras:

Um relato, com toques de autobiografia, de um fotógrafo, já não tão jovem quanto isso, que decide trocar a cidade pelo campo, enquanto tenta encaixar as peças da sua vida: o trabalho, as angústias, a mulher, o passado…
Ficção com contornos autobiográficos, em que o humor anda a par com uma reflexão tocante sobre as pequenas coisas da vida, O Combate Quotidiano é um livro comovente e dramático que representa um momento de viragem na obra do seu criador. Publicado originalmente em França em quatro volumes, entre 2003 e 2008, O Combate Quotidiano é editado em Portugal numa edição conjunta da Arte de Autor e d’A Seita, que recolhe, em dois volumes duplos, os quatro volumes originais.
Em Junho de 2001, Manu Larcenet resolve deixar Paris e ir viver para o campo, perto de Lyon, uma decisão que terá reflexos na sua vida e na sua obra, evidentes neste O Combate Quotidiano. Título vencedor do prémio para o Melhor Álbum no Festival de Angoulême em 2004 (para o primeiro volume), já foi adaptado ao cinema em 2015, por Laurent Tuel.

Nascido em 1969, Emmanuel “Manu” Larcenet estudou artes gráficas no liceu em Sèvres, frequentando depois um curso de Artes aplicadas, numa Escola de Arte. Vocalista de uma banda Punk na adolescência, publicou as suas primeiras ilustrações e bandas desenhadas em fanzines de música. Em 1994, inicia a sua carreira profissional na BD com uma colaboração regular com a revista Fluide Glacial. A par com a sua produção para a Fluide Glacial, Larcenet colabora também com a revista Spirou, onde assinou a série Pedro le Coati, com desenhos de Michel Gaudelette.
Em 2000, Manu é convidado pelo editor Guy Vidal para integrar o selo Poisson Pilote, da Dargaud, onde se junta a Joann Sfar e a Lewis Trondheim, para quem desenha a série Os Cosmonautas do Futuro, e ao seu irmão Patrice, com quem faz as séries Les Entremondes e Une aventure rocambolesque de… Com Sfar e Trondheim, Larcenet colaborou também na série Donjon, para a editora Delcourt, ilustrando cinco álbuns para o ciclo “Donjon Parade”.
Depois de Combate Quotidiano, e na sequência da sua mudança para o campo, Larcenet tem alternado projetos mais pessoais, publicados pela sua editora Les Rêveurs, com obras de maior fôlego, para a Dargaud, como o tour de force gráfico e narrativo que é a série Blast, ou a magnífica e perturbadora adaptação do romance de Philippe Claudel, O Relatório de Brodeck.

O Combate Quotidiano volume um: 1. O Combate Quotidiano | 2. As Pequenas Coisas
Manu Larcenet
Editoras: Arte de Autor | A Seita
Páginas: 120, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 215 x 285 mm
ISBN: 978-989-53114-2-2
PVP: 24,00€

Deixa um comentário