Adaptação para BD por Mariah Marsden e Brenna Thummler.

A chancela editorial Fábula estreia-se na banda desenhada com a adaptação do romance de Ana dos Cabelos Ruivos por Mariah Marsden e Brenna Thummler.

Publicado originalmente em 1908 pela editora norte-americana L. C. Page & Co., o romance foi escrito no Canadá, onde se desenrola a ação, pela canadiana Lucy Maud Montgomery. Passado nos finais do século XIX, a obra conta as aventuras de Anne Shirley, uma órfã de 11 anos, que é enviada por engano para a Ilha do Príncipe Eduardo, sita no Canadá, para a casa da família Cuthbert, que originalmente pretendia adotar um rapaz que os ajudasse com o trabalho da quinta na cidade fictícia de Avonlea. O romance conta a vida de Anne com os Cuthbert, na escola e na cidade.

Atualmente, amplamente traduzido e um bestseller mundial, o livro conheceu inúmeras adaptações, desde o cinema, televisão, animação, séries web, musicais, teatro e rádio à banda desenhada.

Quanto à banda desenhada este mês publicada pela Fábula, foi originalmente editada nos EUA pela Andrews McMeel Publishing em 24 de outubro de 2017.

Clique para ver as imagens em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O clássico de Lucy Maud Montgomery encontra uma nova expressão nesta novela gráfica a cores, muito apelativa para as novas gerações de leitores.
Quando Matthew e Marilla Cuthbert decidem adotar um órfão para os ajudar na sua quinta, não fazem ideia das boas surpresas e inesperados problemas que os aguardam. Com cabelos ruivos e uma imaginação imparável, Ana Shirley, de 11 anos, vai agitar a quinta Green Gables. A vida dos dois irmãos nunca mais será a mesma, nem a dos habitantes da pequena vila de Avonlea. Ninguém esquecerá a magia e a beleza de Green Gables, e muito menos esta personagem alegre, corajosa, inteligente e bondosa.
Uma edição que torna acessível o clássico de Lucy Maud Montgomery, com beleza e um estilo moderno, e ao mesmo tempo fiel à época em que se desenrola a história. Narrativa cheia de pureza e valores universais e que promove a coragem, a bondade, a alegria, a superação e a resiliência.

Mariah Marsden é uma escritora norte-americana. Ex-bibliotecária, obteve o mestrado em Escrita Criativa e Artes dos Media na Universidade de Missouri – Kansas City. Em 2021, foi publicada a BD The Secret Garden: A Graphic Novel, que adaptou a partir da obra de Frances Hodgson Burnett.

Brenna Thummler (ilustradora) é formada pelo Ringling College de Arte e Design, na Florida, e recebeu uma bolsa da Sociedade de Ilustradores Zankel Scholar. Esta é a sua primeira banda desenhada publicada. Em 2018, publicou a solo a BD Sheets (que teve direito a uma edição de colecionador em 2021), a que se seguiu em 2021 a BD Delicates.

Ana dos Cabelos Ruivos: novela gráfica (baseada na obra de Lucy Maud Montgomery)
Mariah Marsden & Brenna Thummler
Editora: Fábula
Páginas: 232, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 230 x 150 mm
ISBN: 9789895646388
PVP: 18,79€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.