Por Thom Pico e Karensac.

A personagem francófona de banda desenhada Aubépine é conhecida por diferentes nomes em diferentes países, consoante a sua língua oficial – Aster em inglês, Olivia em espanhol e, agora, Olívia em português.

Esta série, originalmente editada pela editora belga Dupuis com uma periodicidade anual desde 2018, é uma criação da ilustradora Karensac (Camille Gautier, que inicialmente usava o pseudónimo Mlle Karensac) e de Thom Pico, corresponsável pelo argumento. A série teve ainda direito à BD curta “La saga des chevaliers châtaignes”, publicada sob a forma de suplemento de 14 páginas na revista Spirou #4230 de 8 de maio de 2019.

Em Portugal, a série começa a ser publicada este mês pela Booksmile, intitulando-se o primeiro volume O Génio Espertalhão e o segundo A Raposa Furiosa.

Clique nas imagens do primeiro volume para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Vem conhecer a Olívia, heroína de aventuras repletas de ação, mistério, personagens caricatas e muito respeito pela natureza.
A Olívia adora viver na cidade, mas, por causa do trabalho da mãe, ela e a família tiveram de se mudar para o campo… Sim, o campo, onde NADA acontece! Há pedras, plantas, e mais pedras e mais relva… Mas ninguém com quem brincar.
E quando ela está prestes a morrer de tédio, aparece uma pastora de cães lãzudos, um par de monstros e ainda um génio que concede desejos matreiros.
Bom… Talvez a vida no campo não seja, afinal, um tremendo aborrecimento, mas o princípio de uma GRANDE aventura!
Divertida e mágica, uma aventura que ultrapassa os limites da imaginação!

Thom Pico foi desafiado por Karensac, sua amiga, a escrever uma banda desenhada sobre uma protagonista doce e engraçada e percebeu que sempre teve o sonho de fazer algo assim. A colaboração dos dois provou-se um sucesso, e a série Olívia já vai em quatro livros (e mais caminho). Os dois são também os autores da BD Cendre & Hazel.

Karensac (ilustradora) nasce em 1990, na cidade de Grenoble, em França. Sempre foi apaixonada por banda desenhada. O seu blog de BD Mais quel est ton but, criado em 2013, é distinguido com o prémio Révélation Blog BD no festival Angoulême BD em 2015. Posteriormente, esenha o álbum La Soutenable légèreté de l’être (Delcourt, 2018), escrito por Éléonore Costes. Em 2018, inicia com Thom Pico uma colaboração para elaborarem os livros da série de BD Olívia. É uma das desenhadoras do álbum Chers corps (Delcourt, 2019), escrito por Léa Bordier. Em 2019, é a autora da BD “Hyakki Yakō”, que constitui o n.º 11 da coleção Façades (Polystyrène). Em 2021, com Pico, elaborou a BD Cendre & Hazel (Bd Kids).

Olívia 1: O Génio Espertalhão
Thom Pico & Karensac
Editora: Booksmile
Páginas: 112, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 200 x 160 mm
ISBN: 9789895646739
PVP: 11,99€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.