Um Verão Cruel.

A Melhor Série de Publicações dos Prémios Bandas Desenhadas 2019 está de regresso com o quinto volume. Da autoria de Ed Brubaker e Sean Phillips, este álbum reúne as revistas #1 e #5-12 (ou seja, o primeiro e os derradeiros 8 números) da série mensal da Image, originalmente publicadas em 9 de janeiro de 2019 e entre 5 de junho de 2019 e 29 de janeiro de 2020. Inclui ainda uma galeria com 30 páginas de extras.

Para os leitores que estranham a ausência dos números 2 a 4 da série, relembramos que os #2-3, conjuntamente com novo material, foram reeditados em livro nos EUA e constituem a história “Fim-de-Semana Mau,” que consta de Criminal vol. 4, editada em abril deste ano pela G. Floy no nosso país.

E onde está o desaparecido #4? Como explicámos em maio, a BD “Órfãos” (tradução nossa) não foi compilada nas habituais antologias de Criminal nos EUA. Atualmente, encontra-se somente republicada no volume Criminal: The Deluxe Edition Volume Three (que inclui todas as BD do Livro Quatro da G. Floy, Os Meus Heróis Foram Sempre Drogados e os #1 e 4 da Image). Ou seja, os leitores norte-americanos que desejem ler o #4 da série mensal da Image apenas o podem realizar ou através da leitura da própria revista ou do terceiro volume da edição dita de luxo. É uma forma não só dos autores continuarem com a sua política de valorização das revistas, como também uma chamada de atenção para as edições deluxe.

Atendendo a esta questão e dados os autores não estarem atualmente a produzir nenhuma série nem one-shot de Criminal (a última revista de Criminal foi publicada há 20 meses), o Bandas Desenhadas perguntou, em maio, à editora Christine Meyer se a G. Floy estava a considerar incluir o #4 no volume 5 português, Um Verão Cruel. “O Ed Brubaker não quis que incluíssemos o #4 nem no nosso Livro Quatro nem no Cinco“, esclareceu, “mas que esperássemos por one-shots adicionais que venham a ser publicados nos EUA, que poderíamos então compilar num novo volume – provavelmente, o nosso Livro Seis.

Se a resposta da editora, em maio, pareceria apontar que Brubaker eventualmente regressaria a Criminal e que um dia os leitores portugueses teriam acesso ao #4, o press release remetido este mês pela editora sublinha a palavra “eventualmente” nessa conclusão, ao afirmar que este volume cinco “pode vir a ser o volume final de Criminal“.

Dado “Orphans” ser uma BD que certamente todos os leitores da série Criminal vão considerar muito interessante, dado retratar a amizade desfeita entre o autodestrutivo Ricky e o frio e cuidadoso Leo, recomendamos que realizem também a sua leitura, se tiverem oportunidade, venha ou não a ser um dia publicada no nosso país.

Entretanto, cliquem nestas imagens do Livro Cinco para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O livro mais ambicioso de toda a saga até à data, com pais e filhos, amor, ódio, crime e… Homicídio. No Verão de 1988, Teeg Lawless regressa a casa para começar a planear o maior assalto da sua carreira. Mas o filho de Teeg e os seus amigos estão também a aventurar-se no mesmo percurso negro e desastroso que os seus pais estão a trilhar, e este Verão irá transformar-se no pior de todas as suas vidas.
Este volume de Criminal é mais uma banda desenhada actual, um conto de tragédias que passam de geração em geração, neste espantoso universo ficcional.

Ed Brubaker venceu cinco vezes os prémios Eisner e Harvey para Melhor Escritor. O seu trabalho com Sean Phillips em SleeperCriminalFataleIncognitoKill or Be Killed e The Fade Out: Crepúsculo em Hollywood (que venceu um Galardão BD do Comic Con Portugal) foi traduzido em todo o mundo, com grande sucesso crítico e comercial. Vive atualmente em Los Angeles com a sua mulher, onde trabalha em comics, filmes e televisão e, mais recentemente, na série da HBO Westworld e na série Too Old to Die Young, que cocriou com Nicolas Winding Refn.

Sean Phillips desenha comics profissionalmente desde os seus quinze anos, tendo vencido vários Eisner e trabalhado para a maioria das grandes editoras. Depois de ter desenhado séries como SleeperHellblazerBatmanX-MenMarvel Zombies e The Dark Tower de Stephen King, tem-se concentrado em séries de criação pessoal sua, como Criminal, Incognito, Fatale e Seven Psychopats, entre outras. Sean Phillips vive no Reino Unido com a sua mulher e três filhos.

Criminal: Livro Cinco
Ed Brubaker & Sean Phillips
Editora: G. Floy
Páginas: 176, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 190 x 280 mm
ISBN: 978-83-66589-51-3
PVP: 25,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.