Coleção Toupeira n.º 13.

No XVI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, a autora Bárbara Lopes foi galardoada com o Prémio Geraldes Lino 2021, prémio atribuído pelo Festival que pretende homenagear autores de banda desenhada que contribuíram para a História dos fanzines de banda desenhada no nosso país.

Neste âmbito, a Bedeteca e Beja editou um zine da autoria da autora, Sufoco, o número 13 da sua coleção Toupeira.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Sobre este zine, escreveu a autora:

Esta BD é, como outros fanzines meus, um escape. Quando o Paulo Monteiro me pediu uma história para a Coleção Toupeira, pensei que seria apropriado fazer algo à volta do stress da Pandemia. Por outro lado, achei que já estamos todos fartos desse tema, por isso peguei na experiência de trabalho que tive durante a primeira metade do ano, cheia de incertezas e contradições, e tentei dar liberdade suficiente ao texto para que, quem quisesse ler alguns sentimentos despoletados pelo período de confinamento, poderia muito bem fazê-lo. No final de contas, uma rotina forçada torna-se sempre desconfortável, seja apenas na esfera profissional ou no dia-a-dia, e todos sentimos na pele, uns mais que outros, a privação de vida social e a sensação de não poder “respirar livremente” presente nestes últimos dois anos. No caso do meu episódio (não chega propriamente a ser uma história), tentei transmitir o peso, o controlo e o desalinhamento de ideais que senti nesse ambiente laboral. Nas últimas pranchas, apesar do acto de liberdade que sucede, há também um reconhecimento de impotência do mesmo e uma aceitação do ciclo de sufoco e respiração constante, pois haverá sempre uma rotina e uma crescente necessidade de quebrar com a mesma.  

Sufoco
Bárbara Lopes
Editora: Bedeteca de Beja
Páginas: 20, preto e branco
Encadernação: agrafos
Dimensões: 17 x 24cm
Série: Coleção Toupeira, n.º 13

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.