De Clovis Levi e Ana Biscaia.

Em março, a Xerefé Edições publicou O Retrato (Aquilo que Não se Vê), da autoria de Clovis Levi e Ana Biscaia. Recorde-se que estes autores já tinha elaborado em conjunto a obra A Cadeira que Queria Ser Sofá (Lápis de Memórias, 2012), galardoada com o Prémio Nacional da Ilustração 2012.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

O retrato é uma sequência de fragmentos de histórias de vida que progridem em linhas de sentido paralelas e organizadas em sete etapas, obedecendo ao fluxo da vida – nascimento, crescimento e, pelo meio, o(s) sonho(s) e a(s) perda(s), a realidade tangível, mas também todas as possibilidades desejadas, que não tiveram lugar, e a possibilidade de reescrevermos essas histórias, revertendo o seu curso, recomeçando e tornando o círculo perfeito. As ilustrações seguem o mesmo fluxo, fixando, nos grandes planos, a beleza dos pormenores, a positividade da vida. Ao fundo, apenas atenuado o lado mais sombrio. Neste livro, texto e imagem possibilitam infindáveis leituras, tal baralho de Marselha com seus arcanos – revelador, regenerador e impulsionador de esperança. Um livro a ser lido e olhado por todas as idades. – Ana Cristina Macedo

Os leitores interessados podem adquirir a obra através do e-mail xerefeedicoes@gmail.com.

Clovis Levi, carioca, é autor de três livros publicados em Portugal: “O Beco do Pânico” (no Plano Nacional de Leitura), “A cadeira que queria ser sofá” (Prémio Nacional de Ilustração) e a peça teatral “A fantástica aventura do devasso que virou santo” sobre Santo Agostinho. “O Beco do Pânico” foi lançado também no Brasil. No Teatro, atua como autor, encenador e professor. A sua peça “Se chovesse, vocês estragavam todos”, coautoria de Tania Pacheco, recebeu o Prêmio Governo Estado de São Paulo/Melhor Texto e foi encenada em diversos países. Foi Diretor do Centro de Estudos Nacional de Artes Cênicas, da Funarte. Foi Diretor, também, do Colégio de Direção Teatral, no Ceará. Para a televisão, escreveu a série “O Bem Amado”, a minissérie “DNA” e as novelas “Mandacaru” e “O Todo Poderoso”. Esteve onze anos em Portugal, como parte da equipe que implantou o Curso de Teatro de Nível Superior da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), onde foi Diretor do Curso e Coordenador de Teatro. De volta ao Brasil, é professor da Faculdade CAL de Artes Cênicas, no Rio de Janeiro. É Diretor, junto com Pamela Jean, do grupo Carretel de Histórias.

Ana Biscaia (1978) é designer gráfica e ilustradora. Estudou ilustração em Estocolmo, na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design. Com exposições realizadas em vários pontos do Mundo, recebeu, entre outras distinções, o Prémio Nacional de Ilustração em 2012, atribuído pela DGLAB, com a obra “A cadeira que queria ser sofá” (texto de Clovis Levi). É fundadora das Edições Xerefé.

O Retrato (Aquilo que Não se Vê)
Clovis Levi & Ana Biscaia
Editora: Xerefé
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 297mm x 420mm
ISBN: 9789893315644
PVP: 20,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.