Disponível a 22 de setembro com os 3 primeiros episódios.

Y, O Último Homem foi uma banda desenhada de ficção científica pós-apocalíptica editada originalmente pela DC Comics na sua chancela Vertigo entre setembro de 2002 e março de 2008, ao longo de 60 revistas, tendo sido publicada em Portugal pela Levoir em 10 volumes, entre 2017 e 2019. Escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Pia Guerra et al., a série de BD foi galardoada com 3 Prémios Eisner.

Na BD, uma praga de origem misteriosa destrói subitamente todos os fetos e mamíferos portadores de um cromossoma Y, todos os machos do mundo – exceto um homem e o seu macaco de estimação. Este “generocídio” extermina instantaneamente 48% da população do mundo, cerca de 3 mil milhões de homens… Mas o último homem do mundo, Yorick Brown, ajudado pela misteriosa Agente 355, terá agora de enfrentar perigosas extremistas, tentar reencontrar a sua namorada que está do outro lado do planeta, e descobrir porque foi ele o único homem a sobreviver!

Ao longo do tempo, a série contou com infrutíferos planos de adaptar a obra ao cinema e/ou televisão, tendo tido direito, em 2011, a uma homenagem em Portugal, com a curta-metragem de ficção O Fim do Homem, realizada por Luís Lobo e Bruno Telésforo e produzida pela Universidade Lusófona, que estreou em concurso no festival de cinema Fantasporto.

Dez anos depois dessa homenagem portuguesa (e 19 anos após a BD ser iniciada), a série tem direito a uma adaptação oficial sob a forma de série televisiva. Desenvolvida por Eliza Clark, tem como protagonistas Diane Lane (Jeniffer Brown), Ashley Romans (Agente 355), Ben Schnetzer (Yorick Brown), Olivia Thirlby (Hero Brown), Juliana Canfield (Beth DeVille), Elliot Fletcher (Sam Jordan), Marin ireland (Nora Brady) e Amber Tamblyn (Kimberly Campbell Cunningham).

Nos EUA, a série estreou na FX on Hulu a 13 de setembro de 2021, disponibilizando os 3 primeiros episódios, sendo semanal a periodicidade dos episódios seguintes. Um planeamento similar está a ser realizado na disponibilização internacional da série na plataforma Disney+, com os primeiros 3 episódios a serem disponibilizados no nosso país no dia 22 de setembro, sendo seguidos de 1 episódio por semana.

Eis o trailer:

As críticas da especialidade consideraram a série mediana. A partir de dia 22 de setembro, os espetadores portugueses poderão ter as suas próprias impressões sobre a série.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.