Cau Gomez conquistou o Grande Prémio do 23.º PortoCartoon – World Festival.
Numa edição subordinada ao tema Saúde, o Grande Prémio do 23.º PortoCartoon, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, coube a Cau Gomez, do Brasil, com a obra “A Peste”.
A obra vencedora constitui uma metáfora de humor negro sobre as ameaças do tempo presente, nota a organização do PortoCartoon. Cau Gomez tinha já sido contemplado com o Grande Prémio do PortoCartoon em 2002, sobre o tema Eco-Turismo, e, em 2018, recebeu o 3.º prémio ex-aequo, no 20.º PortoCartoon – “Limpar o Planeta”.
O segundo prémio foi atribuído a Tony Tasco, da Bélgica, e o terceiro a Luis Fernando Echeverri (Fernando Pica), da Colômbia. Foram ainda atribuídas 27 menções honrosas.
Este PortoCartoon teve mais de 2700 obras a concurso, de cerca de 500 artistas, oriundos de 64 países distintos, de todos os continentes.
A edição deste ano contemplou dois prémios especiais de caricatura, centrados nas figuras de Martin Luther King, Nobel da Paz, assassinado em 1968, e Maria João Pires, pianista cuja forma de tocar piano tem sido descrita como “mágica, cativante e profundamente poética” (Deutsche Grammophon).
Os vencedores foram, respetivamente, Shankar Pamarthy, da Índia, e Aurélio Mesquita (Portugal). Shankar Pamarthy foi também galardoado com o 2.º prémio especial de caricatura Maria João Pires.
A exposição do Prémio Maria João Pires está patente no Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos até final de outubro, no âmbito da “descentralização” das atividades do Museu Nacional da Imprensa, sediado no Porto.
O júri internacional do 23.º PortoCartoon teve como presidente honorário Georges Wolinski – cartunista do Charlie Hebdo assassinado em 2015, em Paris, e que durante uma década tinha sido presidente do júri do concurso.
Integraram o júri 2021 Peter Nieuwendjik, Maria Milano, Roberto Merino, Xaquín Marín e Luiz Humberto Marcos.
Os troféus do 23.º PortoCartoon, desenhados por Siza Vieira, serão entregues na cerimónia de abertura da exposição, nas instalações do Museu Nacional da Imprensa e noutros locais do Grande Porto, em data a anunciar.
Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.