Reinstauração da Tertúlia a 5 de outubro.
A Tertúlia BD de Lisboa iniciou-se a 4 de junho de 1985. Trata-se de uma associação informal pelo facto de não ter registo oficial, nem corpos gerentes, nem associados. Mensalmente, participam cerca de 20 a 40 aficionados de banda desenhada, entre os quais se encontram desenhadores, argumentistas, arte-finalistas, coloristas, legendadores, editores (profissionais e amadores), fanzinistas, colecionadores, livreiros, alfarrabistas, promotores e leitores.
A sua existência verifica-se pelo facto de promover reuniões com inadiável periodicidade mensal – sempre na primeira 3ª feira de cada mês, mesmo que eventualmente se trate de feriado. Sempre? Sim, a menos que haja uma epidemia que o impeça. Com a pandemia da COVID-19, o 431.º Encontro, realizado a 3 de março de 2020, foi o último, tendo a tertúlia sido oficialmente suspensa a 21 de março daquele ano… Até agora.
É verdade que a Tertúlia BD de Lisboa organizou alguns sessões Comic Jam Online entretanto, mas o regresso presencial, com o 432.º Encontro, está agendado para 5 de outubro de 2021, na Casa do Alentejo, pelas 20h00. Devido à pandemia e a limitações de pessoal no restaurante, o encontro ocorrerá numa das salas do piso de entrada junto ao bar. Segundo a organização, o jantar terá de ser pedido ao balcão e pago individualmente.
O Convidado Especial desta sessão será o autor de BD Filipe Abranches, editor da Umbra.
A organização solicita que os participantes comuniquem à mesma a sua intenção em participar no Encontro, dado ser importante saber com antecedência o número total dos mesmos, devido às limitações motivadas pela pandemia.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.