Álbum duplo.

O díptico Giant, da autoria de Mikaël, é publicado em outubro num único volume pela Ala dos Livros. Esta obra multipremiada, originalmente publicada pela Dargaud entre 2017 e 2018 é, desta forma, a primeira publicação do trabalho do autor no nosso país. Giant é a primeira obra do autor passada em Nova Iorque, à qual se seguiu o díptico Bootblack.

Para além destes dois dípticos e das suas obras infantojuvenis, algumas das quais também premiadas, da bibliografia de Mikaël fazem parte o díptico de ficção científica Rapa Nui, desenhado por Fabrizio Russo (Clair de Lune, 2011-2012) e o tríptico de western e fantasia Promise, escrito por Thierry Lamy (Glénat, 2013-2015).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Nova Iorque, início dos anos 1930. Fazer-se passar por um outro homem tem um preço: o da verdade. A verdade que, mais cedo ou mais tarde, acaba sempre por ser revelada… Na Nova Iorque da Grande Depressão, imigrantes provenientes de todas as partes do globo arriscam a vida na construção do mítico Rockefeller Center. Giant, um misterioso colosso irlandês, é um dos inúmeros trabalhadores que, com os seus compatriotas imigrantes, labuta arduamente na construção da Grande Maçã. Mas, contrariamente aos demais, Giant parece mais interessado em fugir de um passado que o persegue e atormenta. E quando duas vidas se cruzam, nem tudo é que parece.
Giant, que a Ala dos Livros publica em edição integral, que reúne os dois volumes originais, é um comovente relato sobre a imigração e as origens do “sonho americano”. Uma apaixonante narrativa, que se desenrola na sombra dos arranha-céus da grande cidade que nunca dorme, conduzida pelo grafismo impressionante de Mikaël (Prémio de BD RTL Junho 2017 por Giant – tomo 2; Prémio Albéric-Bourgeoisau do Festival Québec-BD 2019 por Giant – tomo2).

Mikaël, autodidata franco-canadiano está presente no mundo da banda desenhada desde 2001. Publica diversos contos juvenis, dos quais assina simultaneamente o argumento, o desenho e a cor. Com um estilo gráfico reconhecível, cheio de cor e suavidade, realiza também várias ilustrações para livros infantis. Em 2010, recebeu a menção especial do Júri Juvenil do Prix d’Ouessant (França), para a obra Félice et le Flamboyant Bleu e duas vezes, em 2015 e 2016, o Grande Prémio da cidade de Quebeque, Canadá, respetivamente para Promise, volume 2: L’Homme-Souffrance e Promise, volume 3: Incubus. Trabalha desde 2006 em histórias adultas com grafismos mais realistas, contando em determinados projetos com a colaboração de outros argumentistas e desenhadores. Em 2017, Mikaël iniciou um novo díptico que se passa na Nova Iorque dos anos 1930, do qual Giant é o primeiro título. O segundo díptico, Bootblack, narra a vida dos engraxadores de Nova York, e mais particularmente a de Al, oriundo de uma família de imigrantes alemães, aquando da Segunda Guerra Mundial.

Giant
Mikaël
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 128, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 235 x 310 mm
ISBN: 978-989-53725-0-8
PVP: 25,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.