O 12.º volume de Clássicos da Literatura em BD.

Tal como inicialmente planeado, no dia 28 de setembro é publicada a adaptação do romance O Último dos Moicanos de James Fenimore Cooper para banda desenhada. No entanto, recorde-se que este título encerraria a coleção de 14 volumes Clássicos da Literatura em BD da Levoir, em parceria com a RTP. Porém, trata-se do 12.º volume, estando ainda por publicar os volumes com as adaptações de Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco (inicialmente anunciada pela editora para maio/junho de 2021) e de Robinson Crusoe (anunciado para agosto de 2021).

O Último dos Moicanos é, cronologicamente, o 2.º volume da pentalogia Leatherstocking Tales, protagonizada pela personagem Natty Bumpo, tendo lugar em 1757. Editado originalmente nos EUA pela H.C. Carey & I. Lea em fevereiro de 1826, O Último dos Moicanos é não só o romance mais famosos desta pentalogia mas também um dos romances mais populares em língua inglesa, passando-se durante a Guerra Franco-Indígena. O romance tem sido adaptado numerosas vezes a meios como o cinema, televisão, rádio, ópera e banda desenhada.

A presente BD foi publicada originalmente em 2010 na coleção de 30 livros Les Incontournables de la littérature en BD da editora Glénat.

Dezasseis destes álbuns foram reeditados em 2011 pela Glénat com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, tendo sido distribuídos nos pontos de venda de periódicos com o periódico Le Soir. A série de 30 álbuns, novamente com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, conheceu nova edição parcial entre 2013 e 2015 pelo clube do Livro France Loisirs, tendo sido publicados 12 álbuns duplos.

No ano seguinte, a Glénat realizou uma parceria com o periódico Le Monde e a rádio France Bleu para uma nova reedição dos volumes, tendo sido acrescentados outros, totalizando a nova série 48 livros, sob a designação Les grands classiques de la littérature en bande dessinée.

O argumentista é Marc Bourgne, o codesenhador dos primeiros 6 álbuns de Michel Vaillant (Nova Temporada). Quanto ao desenhador, é Marcel Uderzo (o irmão do famoso Albert Uderzo), um autor que já não é publicado no nosso mercado editorial há muitos anos (cf. As Memórias de Matias: O Tambor Mágico – Publicações Dom Quixote, 1982).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Verão de 1857: enquanto a França e a Inglaterra travam uma luta sem quartel pela conquista do Novo Mundo, as duas filhas do coronel Munro, Alice e Cora, tentam juntar-se ao seu pai no forte William-Henry. Olhos-de-Águia, um caçador branco criado pelos índios, vela pelo grupo, mas um traidor esconde-se entre eles… Combinando a aventura e a História, o romance de James Fenimore Cooper é um grande clássico da literatura americana.

O Último dos Moicanos (baseada na obra de James Fenimore Cooper)
Marc Bourgne, Marcel Uderzo
Editora: Levoir
Páginas: 64 páginas, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21,5 x 29 cm
ISBN: 9789896828899
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.