Um diário gráfico de Joana Corker.

Joana Corker tem por hábito realizar diários gráficos em contexto de viagem. Aquando do primeiro confinamento motivado pela pandemia de COVID-19, optou por realizar um registo gráfico da sua vivência desses dias. As linhas traçadas em dois cadernos A6 entre 13 de março e 31 de maio de 2020 começaram por ser partilhadas online, para mais tarde serem, em tamanho aumentado, expostas em Coimbra, na associação cultural Casa da Esquina, entre 15 de maio e 8 de julho deste ano. O título? A Volta à Pandemia em 80 Dias. O último dia da exposição foi marcado pela edição do diário gráfico em livro, numa edição de 100 exemplares pela Casa da Esquina.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Onde estavas em Março de 2020? – Todos saberão responder a esta pergunta nos próximos tempos. Aquele momento em que tudo encerrou à nossa volta e ficámos fechados entre as paredes das nossas casas.
A minha reacção a esta mudança foi de criar um registo gráfico diário como faço quando vou de férias para algum lado. Contudo, em vez de registar sítios, momentos e refeições que faria de um sítio que me era estranho, faria um registo do meu dia-a-dia num local que me é bastante familiar, a minha casa.
Em vez de dar a volta ao Mundo, como no livro de Júlio Verne, eu dei uma volta à minha quarentena em 80 dias, desenhando a minha normalidade num momento tão anormal.  
Para mim, foi o meu escape, a minha bóia de salvação mental. Obrigou-me a estar em constante observação e ter um objectivo diário. Mostrou-me que afinal os dias não eram todos iguais, mas que havia duas constantes na minha vida: canecas de café e manteiga de amendoim.

Joana Corker
É designer, ilustradora e cofundadora da banda de música Birds Are Indie. Trabalha a partir de Coimbra, onde nasceu e estudou Design de Comunicação, na ARCA-EUAC (Escola Universitária das Artes de Coimbra). Depois de ter colaborado profissionalmente com diversas agências, há cerca de 10 anos começou a trabalhar como freelancer. Nos tempos livres, geralmente está a ouvir música no gira-discos, ir a concertos, cozinhar e comer pratos vegetarianos, ir à baixa de bicicleta, colecionar mapas e artigos de escritório vintage, viajar para cidades onde nunca esteve ou simplesmente ficar no sofá a ver um filme enquanto faz festas na sua gata.

A Volta à Pandemia em 80 Dias
Joana Corker
Editora: Casa da Esquina
Páginas: 164, a preto e branco
Encadernação: capa mole
PVP: 10,00€


SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.