Bem vindos ao universo de fantasia de Tiago da Silva

A Lenda de Adora é uma série de aventura e fantasia num mundo onde a magia, os mitos e a lendas se combinam, da autoria de Tiago da Silva. Este projecto pessoal, que começou a ser idealizado pela autor há cerca de seis anos, teve de início o intuito de ser lançado em inglês, tendo agora direito ao lançamento do primeiro volume em português. O lançamento oficial do primeiro volume irá ocorrer no Fórum Fantástico 2021, no dia 9 de Outubro, pelas 18:30.

O Bandas Desenhadas realizou uma breve entrevista com o autor a qual partilhamos com os nossos leitores:

Rodrigo Ramos: A Lenda de Adora foi inicialmente pensado para ser um projecto em língua inglesa, estando o seu primeiro volume disponível em formato digital em inglês há já algum tempo. Chegaste mesmo a lançar uma campanha de crowdfunding internacional. Era essa a tua ideia inicial, colocar esta série no mercado internacional?
Tiago da Silva: A ideia inicial era conseguir uma publicação com uma editora estrangeira, sim. Normalmente, escrevo as histórias dos meus projectos em inglês, portanto achei que fazia sentido.

RR: Com o lançamento do primeiro volume agora em português, tencionas continuar a série em formato bilingue?

TDS: A série será sempre escrita em inglês primeiro; o segundo livro já está escrito em inglês. Se tive dificuldade em alcançar editoras internacionais por falta de contactos, em Portugal não foi o caso. No entanto, todas as que contactei recusaram o projecto. Isto é uma publicação de autor sem qualquer apoio ou interesse das editoras nacionais.

RR: Quantos volumes tens idealizados para esta saga?

TDS: Hum, não sei responder, muitos… Para desenvolver todas as ideias até agora pensadas, pelo menos uns oito, mas creio que serão mais.

RR: Tens desenvolvido projectos para grandes casas dos comics, como a DC ou a Image e também na indústria dos videojogos para a Capcom. Estes projectos tiveram influência para alguns personagens desta saga?

TDS: Para o projecto, não. O projecto é um trabalho pessoal, imaginado não no modelo de uma BD convencional, nem com qualquer influência do mundo dos super-heróis… A ter alguma inspiração, seria da animação e das histórias do Studio Ghibli. Se me perguntares quais as minhas influências na ilustração, aí sim, sem dúvida, também incluirei os comics e os seus personagens.

RR: O livro tem a particularidade de ser todo em dupla página. Esta opção é para se manter ao longo de toda a série? Porque idealizaste o livro desta forma?

TDS: Sim, é. Foi algo que decidi logo de início. Posso dizer que foi uma aprendizagem e um grande desafio. Requer muito mais planeamento contar a história em dupla página. Uma outra característica presente neste livro, e que se manterá em todos, é a presença dum tríptico, uma página tripla que se desdobra; será usado para representar um momento chave na história.

RR: Sendo um projecto pessoal, gostarias de trabalhar nele a tempo inteiro, ou apenas o vês como um hobbie para o tempo livre?

TDS: Sim, a tempo inteiro seria o objectivo, mas parece-me um pouco difícil. Tenho o meu trabalho profissional de ilustração. Isso só seria possível com uma editora e com as vendas, com a garantia de algum rendimento. Para já, vou trabalhando quando posso no projecto. Mas tal como fiz para o primeiro livro, a dada altura vou tirar uns meses e dedicar-me a tempo inteiro para concluir o segundo livro da série.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

“Quem imaginaria que uma simples visita de estudo causaria tudo isto?”
Tudo começa com uma visita de estudo ao museu e com a descoberta de um cubo misterioso, que resulta em dois amigos transportados para uma nova dimensão – o universo de Adora. Mas, lá chegados, os dois personagens já não são aquilo que eram na Terra – nesse universo mágico tudo é diferente, e assim começa a aventura…

Os interessados podem contactar o autor através do email lendadeadora@outlook.pt.

Tiago da Silva

Artista e ilustrador multi-premiado internacionalmente, natural de Portimão.
Conta com uma extensa carreira enquanto freelancer, com mais de 15 anos de atividade, em áreas como o editorial, a publicidade, os videojogos e a Banda Desenhada.
A Lenda de Adora nasceu da sua paixão pelo desenho e por contar histórias, sendo um projeto pessoal desde há seis anos.

A Lenda de Adora #1
TIAGO DA SILVA
Editora: Tiago da Silva (autoedição)
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 30,5 × 25 cm

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.