O 14.º volume de As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho.

Este mês, foi distribuído nas livrarias nacionais o mais recente volume da série As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho da autoria de Pedro Leitão. Trata-se de uma das raras apostas editoriais na banda desenhada portuguesa destinada à infância, sendo a Gailivro a responsável por tal.

Na décima quarta aventura, a cor escolhida é o lilás. As cores anteriores encontram-se igualmente estampadas nos títulos:
01 – A Viagem no Carro Encarnado
02 – O Leitão Azul
03 – A Praia da Rocha Amarela
04 – O Super Leitão Cor de Laranja
05 – Os Artistas da Almofadinha Verde
06 – O Regresso ao Castelo Violeta
07 – O Capitão Barrigudo Castanho
08 – A Famosa Escola Cor de Rosa
09 – As Misteriosas Bolas Brancas
10 – O Herói da Capa Preta
11  Os Brincalhões do Triângulo Cinzento
12 – O Monstro Marinho Ocre
13 – A Invencível Vitória Carmim

Neste volume, está de regresso a Vitória, a fã n.º 1 da série de BD As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho. É o mote para Pedro Leitão abordar a inspiração que as suas estórias causam nos mais pequenos – participando, inclusivamente, o autor, com regularidade, em sessões de Animação à Leitura em escolas e bibliotecas públicas. Se, por um lado, há uma mostra das ilustrações que os jovens leitores produzem inspirados pela série, a verdade é que o foco principal é a banda desenhada. Vitória decide-se a fazer uma e na estória são abordados os diferentes passos porque a realização da mesma passa, não esquecendo os materiais e, como não podia deixar de ser nesta série, as cores. No final, A Fabulosa Fábula Lilás da autoria de Vitória parece ganhar vida ou a narrativa desta série não assentasse no mundo do “faz de conta” dos mais novos.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A Vitória vai visitar o Filipe, a casa da família Cavalinho Leitão. Para grande surpresa, a Vitória vai conhecer um tesouro muito valioso da família, a magnifica estante onde estão todas as personagens, objetos e cenários feitos pelos alunos e professores das escolas que o Pedro Leitão visitou com as suas Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho. Desde A Viagem no carro Encarnado até A Invencível Vitória Carmim, mas falta mais uma história para completar o espaço em branco, e o primeiro trabalho será o desenho realizado pela Vitória, uma banda desenhada! Que emocionante, é o nascimento d’A Fabulosa Fábula Lilás!

Pedro Leitão (n. Luanda, 1965) licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em 1993. Realizou exposições individuais de pintura, mas é à ilustração e à banda desenhada que se tem dedicado. Foi colaborador da revista infantil Rua Sésamo e tem editados, desde 1997, diversos livros escolares e para crianças, muitos com texto de Luísa Ducla Soares. Como autor de BD, iniciou, em 2004, a série As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho, na editora Gailivro, onde publica agora o décimo terceiro título. Complementando o seu trabalho de autor de BD, realiza regularmente, em escolas e bibliotecas públicas, sessões de Animação à Leitura. Colabora também, desde 1995, com o dramaturgo e ator Paulo Lages, na criação e representação de espetáculos de Teatro com Livro e Leitura.

A Fabulosa Fábula Lilás
As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho, vol. 14
Pedro Leitão
Editora: Gailivro
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 225 x 287
ISBN: 9789892352237
PVP: 9,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.