A edição portuguesa em livro.

Em março, foi lançado digitalmente uma banda desenhada em inglês (Climate Change Challenge) e alemão (#KlimawandelChallenge), no âmbito do projeto BEACON (Bridging European and Local Climate Action) da EUKI (European Climate Initiative). O BEACON foi um projeto que ocorreu entre abril de 2018 e agosto de 2021. O seu fim era promover a ação climática e facilitar o intercâmbio entre os governos de cada país, bem como entre municípios e escolas na Europa. O objetivo do projeto era fortalecer a cooperação bi e multilateral e criar metas comuns para o cumprimento do Acordo de Paris. Os 7 países que aderiram ao projeto foram Portugal, Alemanha, Polónia, República Checa, Roménia, Bulgária e Grécia.

Com esta banda desenhada, que obrigou a dois anos de trabalho, a equipa BEACON procura transmitir o espírito de colaboração e intercâmbio europeu sobre as alterações climáticas a um público mais vasto de crianças e adultos, esperando que esta BD incentive os leitores a conhecer outras realidades europeias e os esforços de ação climática, dando, deste modo, uma pequena contribuição para a transição para a neutralidade climática do planeta. .

A BD segue a personagem Sofia e seu irmão mais novo, Gabriel, residentes em Portugal, numa viagem de comboio pela Europa. Nesta viagem, a Sofia procura recolher informações e ideias para um jogo que está a desenvolver sobre as alterações climáticas. O seu irmão acompanha-a neste passeio, para se divertir e explorar. Na sua viagem, eles encontram diferentes paisagens, países e pessoas, aprendendo como as comunidades europeias se estão a unir para combater as mudanças climáticas. As suas experiências em primeira mão reforçam o facto de que a mudança climática é complexa e real, mas que indivíduos, comunidades e cidades podem fazer uma grande diferença na mitigação e adaptação à mesma. Os irmãos aprendem sobre a eficiência energética em Paris, os incêndios florestais na Grécia e em Portugal, a escassez de água na Europa Central, a integração das energias renováveis na Alemanha e em Portugal, como os alunos estão a aprender sobre o consumo de energia nas escolas romenas… E muito mais. No final, a Sofia sabe como o seu jogo deve funcionar – não como uma competição, mas como um jogo cooperativo, porque as alterações climáticas são um desafio para todos e para cada um de nós e apenas a trabalhar em conjunto é possível enfrentá-lo.

Os membros da equipa BEACON Kristen Brand, Moritz Schäfer, Gil Penha-Lopes e Sarah Gül tornaram esta BD uma realidade através do projeto. Quanto aos autores da BD, são portugueses. A estória conta com argumento de Bruno Pinto, ilustrações de Quico Nogueira e cores de Outro Nuno (que aqui assina como Nuno Duarte).

A versão alemã da BD em livro pela editora Verlagshaus Jacoby & Stuart foi lançada concomitantemente com a versão digital. O plano do BEACON era que fossem lançadas versões físicas nos restantes países aderentes ao projeto durante o verão de 2021, sendo também disponibilizada a obra pela editora alemã eventualmente a outros países interessados em publicá-la, sem qualquer custo quanto a direitos autorais.

No dia 7 de outubro, pelas 18h00, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ocorre uma sessão de lançamento do livro no nosso país, com o título O Jogo das Alterações Climáticas, seguida de sessão de autógrafos.

Trata-se de uma edição da Polvo, que regressa ao mundo editorial nacional. Recorde-se que a última obra da Polvo tinha sido editada em março de 2020, com distribuição nas livrarias em junho desse ano, tendo a editora optado por não realizar mais nenhum lançamento durante o período pandémico, até ao momento.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Uma jovem portuguesa chamada Sofia foi contratada para desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a mitigação às alterações climáticas e a adaptação às suas consequências. Com o intuito de recolher material e ideias, ela parte à descoberta com o seu irmão mais novo Gabriel – que é um pouco mais alto que ela – numa viagem pela Europa. É assim que conhecem alguns dos efeitos atuais das alterações climáticas: secas, incêndios florestais e inundações. Mas também descobrem o que estão a fazer os ativistas do clima, as autoridades locais e até as escolas para promover mudanças. Por exemplo, iniciativas para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e, ao mesmo tempo, preparar setores como a agricultura, a floresta e o desenvolvimento urbano para se tornarem mais resilientes aos impactos do clima. No final desta viagem, Sofia percebe como é que o seu jogo deve funcionar: não como uma competição, mas sim como um jogo cooperativo. É que as alterações climáticas são um desafio para todos nós e só juntos conseguiremos enfrentá-lo.

BRUNO PINTO é comunicador de ciência e investigador na Universidade de Lisboa, com um especial interesse por temas como a biodiversidade, as alterações climáticas e a sustentabilidade. É investigador, desde 2016, no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – MARE, trabalhando na área da comunicação sobre o mar e promovendo iniciativas de divulgação de ciência.

QUICO NOGUEIRA, após alguns anos a trabalhar como engenheiro civil, decidiu seguir a sua paixão pela ilustração, banda desenhada, cinema e animação. Desde 2009 que tem vindo a desenvolver atividade nessas áreas, tendo obtido vários prémios nacionais.

O Jogo das Alterações Climáticas
Bruno Pinto, Quico Nogueira
Editora: Polvo
Páginas: 80, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 24,8 x 17,4 cm
ISBN: 978-989-9084-08-7
PVP: 13,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.