O 13.º volume de Clássicos da Literatura em BD.

Com 2 meses de atraso, eis que é publicado o 13.º volume da coleção Clássicos da Literatura em BD da Levoir, em parceria com a RTP, Robnison Crusoé.

Robinson Crusoé foi o primeiro de 3 livros que o escritor Daniel Defoe dedicou ao personagem (sendo o terceiro não um romance mas uma série de ensaios sobre diferentes temáticas escritas em nome do personagem). Foi originalmente editado em 25 de abril de 1719 em Inglaterra por William Taylor, com um título mais extenso (The life and strange surprizing adventures of Robinson Crusoe: of York, mariner: who lived twenty eight years all alone in an un-inhabited island on the coast of America, near the mouth of the great river of Oroonoque; Having been cast on Shore by Shipwreck, where­in all the Men perished but himself. With an Account how he was at last as strangely deli­ver’d by Pyrates. Witten by Himself) e atribuindo a autoria ao personagem, o que levou os leitores da altura a crerem se tratar de uma narrativa (e personagem) real. O romance tem sido adaptado numerosas vezes a meios como o teatro, cinema, televisão, animação e banda desenhada.

A presente BD apresenta argumento adaptado do marroquino Christophe Lemoine (que adaptou também a Odisseia e A Ilha do Tesouro na mesma série) e ilustrações do francês Jean-Christophe Vergne, tendo sido inicialmente publicado em 2008 pela editora Adonis na sua coleção Romans de toujours. Para além da banda desenhada, já contava com o dossier final com o percurso da obra, do autor em questão e da época histórica em que se enquadrava, bem como, tal como os restantes 9 volumes dessa coleção, era acompanhado de um CD.

Oito dos dez álbuns dessa coleção, incluindo Robinson Crusoé, foram reeditados pela Glénat em 2010, às quais adicionaram mais 22 álbuns inéditos. Estes 30 álbuns constituíram a série Les Incontournables de la littérature en BD da editora. Dezasseis destes álbuns foram reeditados em 2011 pela Glénat com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, tendo sido distribuídos nos pontos de venda de periódicos com o periódico Le Soir. A série de 30 álbuns, novamente com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, conheceu nova edição parcial entre 2013 e 2015 pelo clube do Livro France Loisirs, tendo sido publicados 12 álbuns duplos.

No ano seguinte, a Glénat realizou uma parceria com o periódico Le Monde e a rádio France Bleu para uma nova reedição dos volumes, tendo sido acrescentados outros, totalizando a nova série 48 livros, sob a designação Les grands classiques de la littérature en bande dessinée.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Em 1652, o jovem Robinson embarca, contrariando os conselhos do seu pai. Instala-se como fazendeiro, no Brasil, de onde parte numa expedição rumo a África, onde nunca chegará! Único sobrevivente do naufrágio que destrói o seu navio, dá à costa numa ilha deserta onde, ano após ano, leva uma existência solitária…. Sozinho, com a sua Bíblia, luta para sobreviver e melhorar o seu quotidiano, enfrentando a terrível sensação de estar a sofrer um castigo…. Sozinho, até ao dia em que aparece Sexta-Feira, um jovem indígena que vai perturbar o seu isolamento.
Simultaneamente romance moral e alegoria sobre a civilização e a modernidade do seu tempo, esta obra é frequentemente considerada como fundadora do romance de ficção realista e é uma das mais populares de todos os tempos.

Robinson Crusoé (baseada na obra de Daniel Defoe)
Christophe Lemoine, Jean-Christophe Vergne
Editora: Levoir
Páginas: 64 páginas, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21,5 x 29 cm
ISBN: 9789896828882
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.