O segundo volume da adaptação da obra de Yuval Noah Harari para BD.

Yuval Noah Harari (n. Haifa, 24 de fevereiro de 1976) é um professor israelita de História na Universidade Hebraica de Jerusalém, licenciado em Oxford, que se tornou famoso com o best-seller internacional Sapiens: Uma breve história da humanidade. Esta obra, bem como as posteriores Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã e 21 Lições para o Século 21, têm sido publicadas no nosso país pela chancela Elsinore da 20|20 Editora.

Foi também a Elsinore que disponibilizou o ano passado, no canal livreiro, o primeiro volume (de um total de quatro) da adaptação de Sapiens para banda desenhada, subintitulado A Origem da Humanidade.

Cerca de um ano após esse lançamento (que já se encontra na 3.ª impressão), surge este mês o segundo volume, subintitulado Os Pilares da Civilização.

Recorde-se que esta adaptação conta com argumento de David Vandermeulen, o diretor da magnífica série Pequena Bedeteca do Saber (originalmente editada pela editora Le Lombard), da qual a Gradiva infelizmente somente publicou dois volumes em Portugal – contando Os Direitos do Homem – Uma Ideologia Moderna com um vero miniensaio da sua autoria sob a forma de prefácio.

Quanto aos desenhos da série Sapiens, cabem a Daniel Casanave, o qual já contava com dois álbuns de divulgação científica publicados em Portugal – O Universo – Criatividade Cósmica e Artística (em coautoria com Hubert Reeves) e Hubert Reeves Explica a Biodiversidade (em coautoria com Hubert Reeves e Nelly Boutinot), ambos editados pela Gradiva.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Segundo volume da extraordinária adaptação ilustrada do bestseller internacional Sapiens, História Breve da Humanidade.
E se há 12 mil anos os humanos tivessem voluntariamente caído numa armadilha da qual nunca mais conseguiram sair? Sapiens: Os Pilares da Civilização explica-nos como de caçador-recolector nómada o Homo sapiens aprendeu a domesticar plantas e animais tornando-se sedentário. Esta é a história de como o trigo tomou conta do planeta, de como um casamento improvável entre um deus e um burocrata criou os primeiros grandes impérios do mundo, e de como a guerra, as epidemias, a fome e a desigualdade social se tornaram para sempre uma parte da condição humana.
Neste segundo volume da adaptação ilustrada de Sapiens: História Breve da Humanidade para novela gráfica, Yuval Noah Harari, em parceria com o escritor David Vandermeulen e o ilustrador Daniel Casanave, faz-nos uma vez mais viajar através dos séculos, investigando, desta feita, uma das maiores transformações da História: a Revolução Agrícola e as suas inesperadas consequências para a sociedade humana.
Ilustrado a cores, original e cheio de humor, este livro é indicado para quem quer continuar o diálogo iniciado em Sapiens: História Breve da Humanidade e para apresentar o universo e as ideias de Noah Harari a novos leitores, curiosos pela história e pela ciência, e pelo que tem sido o longo e agitado percurso do ser humano até aos dias de hoje.

Yuval Noah Harari é considerado um dos mais influentes intelectuais da atualidade. Os três livros publicados pela Elsinore — Sapiens: História Breve da Humanidade (2013), Homo Deus: História Breve do Amanhã (2017) e 21 Lições para o Século XXI (2018) — venderam 27,5 milhões de exemplares, em 60 línguas. O The Guardian classificou Sapiens: História Breve da Humanidade (24.ª edição em Portugal), como a obra que revolucionou o mercado da não-ficção, popularizando os “brainy books”. Yuval, 44 anos, nasceu em Israel, é historiador, investigador e professor de História do Mundo na Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada uma das melhores instituições de ensino a nível internacional. Doutorado em História pela Universidade de Oxford, tem partilhado o palco com líderes mundiais como Angela Merkel e Emmanuel Macron, ou personalidades como Natalie Portman e Marck Zuckerberg. Publica regularmente artigos no New York TimesFinantial Times e The Guardian, e participa frequentemente em importantes conferências, como Davos 2020.

David Vandermeulen, nascido em Bruxelas, em 1968, é autor de banda desenhada. Estudou na Academia Real de Belas Artes de Bruxelas e no Instituto Real de História de Arte e Arqueologia. Dirige, desde 2016, a coleção Pequena Bedeteca do Saber, que associa ensaio e banda desenhada.

Daniel Casanave, nascido em França em 1963, é um artista que divide o seu trabalho entre ilustração, cenografia e banda desenhada. Formado em Artes Plásticas, tem trabalhado sobretudo na adaptação de obras-primas literárias.

Sapiens vol. 2: Os Pilares da Civilização
Baseada na obra de Yuval Noah Harari
David Vandermeulen, Daniel Casanave
Editora: Elsinore
Páginas: 256, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 205 x 275 x 25 mm
ISBN: 9789895647644
PVP: 29,99€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.