BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Philippe Jarbinet

Nascimento: 13 de fevereiro de 1965
Naturalidade: Liège, Bélgica

Estuda desenho e argumento na Écoles Supérieures des Arts Saint-Luc, licenciando-se em 1987. Publica o seu primeiro álbum em 1992 na editora Blanco. Trata-se de Sandy Eastern, com argumento de Franz. Três anos mais tarde regressa à banda desenhada, assinando o argumento e os desenhos do primeiro volume de Mémoire de Cendres, publicado na Glénat. Desta série, são publicados dez volumes entre 1995 e 2007. Depois de ter colaborado no policial coletivo Une Folie Très Ordinaire, imaginado  por Christian Godard, escreve e desenha, a partir de 2003, os três episódios de Sam Bracken, editados pela Glénat.

Com a sua chegada à Casterman, em 2009, muda de registo e de técnica. Os álbuns Airborne 44, com argumento e desenhos de sua autoria, são realizados em cor direta. Funcionando em dípticos, são histórias de guerra baseadas em dramas humanos. O sucesso é imediato e transporta Jarbinet para o primeiro plano do panorama dos grandes autores realistas. Rigoroso, tanto no argumento como no desenho, de que assegura igualmente a cor, Philippe Jarbinet perpetua com talento a banda desenhada realista clássica, não sem lhe trazer uma nota própria de modernidade.

Paralelamente ao seu trabalho como autor, Philippe Jarbinet é professor de desenho e de banda desenhada na Academia René Defossez, em Spa, na Bélgica.

Publicações em Portugal

Séries

  • Airborne 44
    • vol. 1-8

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.