Ester e o Rei, de Franco Caprioli

Ester e o Rei, de Franco Caprioli

Adaptação do Livro de Ester.

Em 17 de fevereiro de 1962, foi publicada na revista italiana Il Vittorioso n.º 7 desse ano, Ester e o Rei (La storia di Ester, no original), uma adaptação para a banda desenhada do Livro de Ester, um dos textos do Antigo Testamento da Bíblia. O argumento competiu a Luciani, enquanto o desenho esteve a cargo de Franco Caprioli.

Se, originalmente, esta BD de 9 pranchas foi publicada com 2 delas a cores e 7 a preto e branco, nesta edição do fanzine Fandaventuras Especial todas as pranchas tiveram direito a uma nova colorização por José Pires, tratando-se de uma banda desenhada que se encontrava inédita no nosso país.

Clique na imagem para a visualizar em toda a sua extensão:

Os interessados devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

Franco Caprioli (Itália, 1912-1974) dedica-se inicialmente à pintura mas em 1937 começa a trabalhar na área da ilustração em Argentovivo e em 1939 em banda desenhada no hebdomadário Il Vittorioso. Durante o período bélico, colabora ainda com as publicações Topolino e Corriere dei Piccoli. O seu desenho pormenorizado e pontilhado adequa-se perfeitamente às histórias de aventura dos anos 50 do século passado, tendo sido publicado nas mais diversas revistas estrangeiras, incluindo em Portugal, onde mais de meia centenas das suas BD foram publicadas. Após o término da sua colaboração com Il Vittorioso, Caprioli começou a trabalhar diretamente para o mercado francês e britânico até aos inícios dos anos 70, altura em que começa a publicar as suas obras novamente em Itália, em Il Giornalino. A transposição da obra Os Filhos do Capitão Grant de Júlio Verne para banda desenhada foi interrompida pela morte do autor, em 1974.

Ester e o Rei
Luciani, Franco Caprioli
Editora: Serafim & Malacuéco, Inc.
Série: Fandaventuras Especial
Páginas: 16, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: A4

Deixa um comentário