Novo álbum de Derradé.

No último fim de semana do festival Amadora BD 2013, uma pequena editora dava o seu primeiro e curto passo experimental com uma antologia com uma edição limitada a 50 exemplares, a qual reeditava trabalhos previamente publicados na Polvo. A designação da editora era Escorpião Azul e a da antologia era Segunda Oportunidade, da autoria de Geral & Derradé, a qual coligia as três obras do duo publicadas na coleção Primata ComixFúriaFava! e Pai Natal: Um Estudo Morfológico.

Dois anos após a estreia da Escorpião Azul, surgia uma nova edição do duo, Edição Extra, uma nova reedição que compilava não só o próprio material já reeditado pela Escorpião Azul em Segunda Oportunidade, como também a antologia BestOf: Tirado da Prateleira (Calçada das Letras, 2013).

Após Derradé ter patircipado na antologia Humanus (2018) da editora, O Fogo Sagrado marca a publicação do primeiro álbum a solo do autor na Escorpião Azul com material inédito.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Porque gosto de BD? Porque gosto de fazer BD? Será que a Banda desenhada faz falta? Num mundo cada vez mais individualista e ignorante por opção, só um cataclismo global poderia mostrar à humanidade a utilidade da cultura e de quem a produz. Ou talvez não. Uma autobiografia fictícia pós-apocalíptica viral.

Derradé (Lisboa,1971), cujo verdadeiro nome é Dário Duarte (mas é segredo), é licenciado em Matemáticas Aplicadas e exerce a profissão de Informático desde 1994. Apaixonado pela BD, pelo Humor e pela Batata Frita. Tem já vasta obra editada, primeiro em fanzines (desde 1993) depois em livros (desde 1999), passando até pela imprensa (desde 1992). Tem nove livros editados pela editora Polvo, um pela Calçada de Letras e dois pela editora Escorpião Azul – Segunda Oportunidade (2013) e Edição Extra (2015). Considera-se um dinossauro da Banda Desenhada Lusa e como tal faz todo o sentido ser editado pela editora da Lourinhã. Para além de Viver na área metropolitana de Lisboa, é sportinguista, casado e tem três filhas. Gostava de ter mais tempo livre.

O Fogo Sagrado
Derradé
Editora: Escorpião Azul
Páginas: 72, a preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 17 x 24 cm
ISBN: 978-989-54874-8-6
PVP: 12,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.