Do instagram para um livro.

Muitos foram os autores que se expressaram nas redes sociais aquando dos confinamentos motivados pela pandemia de COVID-19 sob a forma de banda desenhada humorística. Após várias publicações nacionais em papel de autores portugueses (e um estrangeiro) que compilavam esses registos, com o regresso da Polvo à edição é finalmente publicado Quarentugas, de André Oliveira e Pedro Carvalho, série de BD criada para o instagram aquando do primeiro confinamento português, com a primeira publicação a datar de 21 de março de 2020. No total, foram produzidas para o instagram 66 tiras, a última das quais em 5 de julho de 2020.

Esta é a oportunidade para o leitor reler ou ler pela primeira vez estes comentários dos autores às situações que todos vivemos quando a epidemia atingiu o nosso país, num livro subintitulado Testemunhos de Loucura Pandémica.

O pré-lançamento ocorre no dia 30 de outubro, pelas 16h30, na livraria Tinta nos Nervos, com a sessão de lançamento a ocorrer no dia seguinte, às 15h00, no festival Amadora BD 2021.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Um dia, estávamos a fintar pessoas no shopping, a pedir mais um copo na esplanada ou a desesperar na fila da bilheteira do cinema. No dia seguinte, ficámos fechados em casa, a tentar que o vírus não deslizasse por debaixo da porta. As opiniões dividiam-se (ainda se dividem) e não houve meio termo: ou vinha o apocalipse ou era tudo uma fantochada. E se há coisa que o “tuga” faz bem, é borrifar-se no meio termo. Para afastar a angústia e o desgosto, só resta uma alternativa ao ser humano: rir a bom rir. Dançar o samba mesmo na cara daquilo que nos mete medo. E depois juntar tudo num livro.
Quarentugas nasceu no Instagram, como uma espécie de catarse e de reacção a tudo o que se estava a passar. Perante isto, André Oliveira e Pedro Carvalho fizeram aquilo a que estão habituados: em parceria e à distância, exageraram situações, extrapolaram notícias, forçaram a barra e procuraram expôr a tremenda dose de ridículo da pandemia e suas quarentenas. A guerra estava para durar mas, pelo menos, esta batalha foi ganha. E apesar do impensável, a BD salvou-lhes a vida, uma vez mais.

André Oliveira é um argumentista multipremiado com mais de uma vintena de obras publicadas em nome próprio, entre livros e minicomics, em diversas editoras nacionais, sendo também o criador da chancela editorial Ave Rara.

Pedro Carvalho é um autor de banda desenhada, natural de Barcelos, que reside em Famalicão. Para além de ter trabalhos seus editados em diferentes publicações e espaços na internet, é coautor dos livros Tiras do Baralho (El Pep, 2014) e O Incrível Tarantantan de Balbino o Esfutricador (Ave Rara/Kingpin, 2016), ambos com André Oliveira.

Quarentugas: Testemunhos de Loucura Pandémica
André Oliveira & Pedro Carvalho
Editora: Polvo
Páginas: 88, preto e branco
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 218 x 149 mm
ISBN: 978-989-8513-42-7
PVP: 9,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.