Edibar de Lucio Oliveira regressa pela Polvo.
Depois de em 2019 a Polvo ter editado os dois primeiros integrais da tira Edibar, da autoria do brasileiro Lucio Oliveira, esta está de regresso com o lançamento de mais três integrais, o 3º, 4º e 5º volume respectivamente. A apresentação está agendada para dia 24 de Outubro pelas 15:00 horas no Amadora BD 2021, seguindo-se a habitual sessão de autógrafos com o autor das 16:00 às 19:00 horas.
Esta será também a terceira vez que Lucio Oliveira marca presença em Portugal, depois de ter estado no XII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja em 2016 e na edição de 2019 do Amadora BD. Pode ler ou reler a nossa entrevista a Lucio Oliveira sobre Edibar e outras criações suas, bem como sobre o seu percurso, a propósito da sua presença no XII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, aqui.
Eis a sinopse da editora:
Barrigudo, careca, amoral e cara de pau, Edibar é o típico anti-herói que conquista os leitores pelos defeitos e virtudes (se é que tem alguma) identificáveis naquele tipo de pessoa, familiar a muita gente, que faz da mesa de um qualquer bar um cantinho filosófico da vida e cujo desporto preferido é passar horas a cultivar amizades enquanto demonstra uma incrível capacidade de levantar copos. Acompanhado, entre outros, pela mulher, Edimunda, pelo fiel escudeiro, Zé Manguaça, por Gole, o seu cão e pela terrível sogra, Dona Ana Conda, Edibar desvenda-nos as suas aventuras etílicas através de um humor politicamente incorrecto, saído da cabeça e do traço criativo de Lucio Oliveira, um brasileiro do estado do Paraná que se compara a um vampiro que suga gotas de humor do dia-a-dia e as transforma em tiras de boa disposição!

Lucio Oliveira: natural de Apucarana, uma cidade pequena no interior do Paraná, Lucio Oliveira sempre se destacou na escola pelo dom que tinha para o desenho. Aos 15 anos já trabalhava para ajudar no sustento da casa. Aos 26 anos iniciou carreira no ramo jornalístico elaborando charges políticas e participando de concursos nacionais de charges. Fã de nomes como Angeli, Glauco e Mauricio de Sousa, entre outros, depressa se viu na necessidade de criar um personagem. Foi então que surgiu o “Edibar”. Depois de 5 anos a publicar o seu trabalho num jornal local, e no meio de uma crise de identidade, Lucio resolveu ir viver para Inglaterra, fazendo uma pausa na sua carreira. Passados 2 anos voltou ao Brasil e ao meio jornalístico, decidindo “desengavetar” o personagem Edibar. Com ele, lançou dois livros com coletânea de tiras, contando com editoras de renome como a HQM e a Super News. Além de várias colaborações com diversos artistas e da participação em salões de humor, Lucio conta também com uma indicação ao Troféu HQMIX 2015 na categoria Web Tiras. Lucio Oliveira tem 46 anos e é casado com Ana Gisele França, sua parceira na vida e no trabalho. Têm 3 filhos e residem em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O seu trabalho é publicado diariamente em mais de uma dezena de jornais espalhados pelo Brasil e é sucesso absoluto na internet, onde não tem fronteiras.
Edibar – Volume 3
Edibar – Volume 4
Edibar – Volume 5
Lucio Oliveira
Editora: Polvo
Páginas: 80, a cores (cada livro)
Encadernação: capa dura
Dimensões: 15 x 21,5 cm
PVP: 12,90€ (cada livro)

É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.