Hoje Não, de Ana Margarida Matos

Hoje Não, de Ana Margarida Matos

BD vencedora do 8.º concurso “Toma Lá 500 Paus e Faz uma BD!”

Hoje Não, de Ana Margarida Matos, foi a obra vencedora do 8.º concurso interno da Associação Chili Com Carne “Toma Lá 500 Paus e Faz uma BD!” em fevereiro do ano passado, sendo editada este mês e tendo direito a uma exposição no festival Amadora BD 2021.

A Chili Com Carne relembra que, graças a este concurso, já foram publicados sete livros: O Cuidado dos Pássaros / The Care of Birds de Francisco Sousa Lobo (vencedor de 2013), Askar, O General de Dileydi Florez, O Subtraído à Vista de Filipe Felizardo, Acedia de André Coelho (vencedor de 2015), Nódoa Negra de várias autoras (vencedor de 2018), All Watched Over by Machines of Loving Grace de vários autores (vencedor de 2019) e Bottoms Up de Rodolfo Mariano (vencedor de 2020).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da obra pela autora:

É um projeto autobiográfico que acompanha o período de 16 de Janeiro a 26 de Junho de 2021, em que me apercebi que estava fechada em casa há quase um ano devido à presente pandemia. Não tendo rotinas dei conta que tinha disponibilidade mental para fazer tudo o que me apetecesse. Senti-me completamente assoberbada, pela positiva, e sem me aperceber passou um ano. Um ano em que não parei para pensar duas vezes, um ano de projetos acabados, um ano onde o que faltou foi mais tempo. Deparada com o aumento dos números e com um novo confinamento decidi começar a escrever, no mínimo cinco linhas por dia, para não voltar a perder a noção do tempo. Cada página deste projeto corresponde a um dia onde procuro explorar os limites da identidade pessoal, ou a falta deles, através das rotinas domésticas num contexto de confinamento, das recorrentes crises existenciais, do que se passa na sociedade, e de tudo aquilo que eu acho que me torna quem sou. Tudo aquilo que me move. Para além destas cinco linhas o que compõem as páginas não são representações do que aconteceu durante o dia, pois desta forma todas as páginas seriam similares senão iguais. São antes representações de coisas simples como o desmontar de uma máquina fotográfica, lembranças e/ou memórias, conversas do passado ou emoções do presente. A realidade é apenas uma ilusão, muito persistente. Anteriormente via-me nos outros e nos sítios onde nos cruzávamos, nas rotinas que partilhávamos e nas coisas que dizia não serem minhas. Mas passado um ano em casa, com o mínimo de interação com o mundo exterior, quem sou eu?

Ana Margarida Matos nasceu em 1999 e é estudante de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Ex-praticante de Design Gráfico. Em banda desenhada, produziu o livro de autor Passe Social (Erva Daninha Press, 2019) e participou na antologia Querosene (Chili Com Carne, 2021). Ex-atleta profissional de Triatlo com maior atividade entre a Margem Sul e Lisboa.

Hoje Não
Ana Margarida Matos
Editora: Chili Com Carne
Páginas: 128, preto e branco
Encadernação: capa mole colada no verso
Dimensões: 16 x 23 cm
ISBN: 978-989-8363-47-3
PVP: 10,00€

2 comentários em “Hoje Não, de Ana Margarida Matos

Deixa um comentário