O sétimo número do fanzine Outras Bandas.

Após a apresentação do zine Outras Bandas #0 do coletivo Tágide no XV Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (FIBDB), em junho de 2019, e do lançamento do #1 em novembro daquele ano, integrado no festival Amadora BD 2019, os #2#3#4 tinham sido editados em maio e novembro de 2020 e em fevereiro de 2021. Com o #5, em setembro, o Outras Bandas tinha regressado ao FIBDB e com o presente #6 regressa ao Amadora BD.

Após o #5 ter sido um número especial, sem BD propriamente dita mas sim com a ilustração de personagens da BD portuguesa, através do projeto Heróis Portugueses do coletivo Tágide, com o #6 o zine regressa ao formato habitual de antologia de BD curtas, tendo uma tiragem de 75 exemplares.

Este número contou com trabalhos de Américo Dimas (autor convidado), António Coelho, Daniel Maia, Jorge Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Nuno Dias, Patrícia Costa, Pedro Cruz, Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende e Yves Darbos, sendo a ilustração de capa da autoria de João Raz.

Lançado neste final de outubro, o Outras Bandas #6 tem apresentação agendada para o dia 1 de novembro, às 15h00 no festival Amadora BD 2021, com a presença de vários autores do coletivo. Na mesma data, os autores António Coelho, Daniel Maia, Jorge Rodrigues, José Bandeira, Nuno Dias, Pedro Cruz, Shania Santos, Susana Resende e Yves Darbos vão estar disponíveis para autógrafos, entre 16h00 e 18h00, segundo nos informou o coletivo.

Eis a sinopse da editora:

A 3.ª publicação do fanzine Outras Bandas em 2021 retoma a edição de bandas desenhadas curtas da autoria dos autores associados ao colectivo informal Tágide. No Outras Bandas #6, o grupo de autores da margem sul apresenta um número preenchido por obras criadas para prémios de BD, tanto nacionais como internacionais, para concursos de Ilustração e desafios DTIYS/Desenha-no-teu-Estilo, e outros propósitos pontuais, como seja para integrar portfólios profissionais ou exposições colectivas. Ao todo, foram reunidas seis bandas desenhadas curtas e três galerias de Ilustrações, sendo uma destas alusiva ao concurso Os Contos Mais Épicos de Conan, no qual alguns autores do colectivo participaram. Adicionalmente, a porção final do fanzine apresenta obras dedicadas ao tema Covid-19, criadas em 2020 no início do período de confinamento. Tratam-se de pranchas de BD autoconclusivas e de Cartoons recuperados do grupo de Facebook do Tágide, numa altura em que os encontros quinzenais dos artistas haviam sido suspensos e a pandemia se insinuava nas inspirações. Contribuem nesta antologia os autores António Coelho, Daniel Maia, Jorge Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Nuno Dias, Patrícia Costa, Pedro Cruz, Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende e Yves Darbos, sendo a ilustração de capa da autoria de João Raz. Salienta-se também a colaboração no fanzine pelo primeiro autor convidado, nomeadamente o escritor Américo Dimas (Contos de Sabedoria/Misoso ia Kuijia).

Outras Bandas #6
vários autores
Editora: Tágide
Páginas: 40, a preto e branco
PVP: 3,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.