O 14.º volume de Clássicos da Literatura em BD.

Com 4 meses de atraso relativamente ao planeamento inicial, a adaptação para banda desenhada da obra Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, chegou este mês aos leitores que puderam visitar o Amadora BD 2021, sendo distribuída nacionalmente no próximo dia 2 de novembro. Estando inicialmente previsto para ser o 11.º volume da coleção Clássicos da Literatura em Banda Desenhada da Levoir com a RTP, torna-se, deste modo, o 14.º e último volume da série a ser publicado e a segunda BD original, baseada em literatura portuguesa.

Desta feita, ambos os autores da BD são portugueses. O argumento ficou a cargo de João Miguel Lameiras e as ilustrações de Miguel Jorge. Quanto ao dossier sobre o escritor, o romance e o contexto histórico em que foi escrito, contou com a participação do Professor João Paulo Braga, tendo as imagens nele reproduzidas contado com a colaboração da Casa de Camilo.

A obra Amor de Perdição foi escrita em 1861, quando Camilo Castelo Branco se encontrava preso Cadeia da Relação (atual Centro Português de Fotografia), no Porto, tendo sido pela primeira vez publicada pela Livraria Moré com a data estampada de 1862. Com um enredo romântico, foi adaptada ao teatro, cinema e televisão.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Simão e Teresa, são  filhos de duas famílias inimigas de Viseu, os Botelhos e os Albuquerques, que se  apaixonam. A conselho de Baltasar Coutinho, primo e prometido da jovem,  despeitado pelo ciúme, Tadeu de Albuquerque decide encerrar a filha no convento de Monchique, no Porto. Simão espera-os à saída de Viseu, trava-se de razões com Baltasar e mata-o a tiro, entregando-se logo à justiça. Preso na Cadeia da Relação do Porto, é condenado ao degredo.

Amor de Perdição (baseada na obra de Camilo Castelo Branco)
João Miguel Lameiras, Miguel Jorge
Editora: Levoir
Páginas: 64, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 210 x 285 mm
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.