Reedição da BD de Pedro Brito e João Fazenda.

Antes de se dedicar à animação, Pedro Brito começou a sua carreira na banda desenhada, inicialmente no mundo dos fanzines – criando, inclusivamente, em 1992, o fanzine Mesinha de Cabeceira com Marcos Farrajota (aka Marte), – e, em 1997, como cofundador da editora Polvo, conjuntamente com Rui Brito e Jorge Deodato. Da sua produção em BD, destaca-se um álbum, o premiado Tu És a Mulher da Minha Vida, Ela a Mulher dos Meus Sonhos, ilustrado por João Fazenda e editado em 2000 pela Polvo, com direito a diversas reimpressões e posteriores publicações traduzidas em França e na Polónia. Algumas das obras de Pedro Brito prévias ou contemporâneas a este álbum foram Só Ouves Aquilo que te Interessa (Lx Comics #1, Bedeteca de Lisboa, 1998), O Baeta (Quadradinho #14, Associação do Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto, 1998), Pano Cru (inicialmente em 3 volumes, posteriormente compilados num único, Polvo, 1998-2001) e Nem Carne, Nem Peixe (Polvo, 2000).

Quanto a João Fazenda, antes desta obra já contava com outras importantes na sua bibliografia, como o primeiro (de 4) livros de Loverboy, com argumento de Marte (editados pela Polvo e Bedeteca de Lisboa, entre 1998 e 2013), e As Incríveis Aventuras d’ O Rapaz de Papel: Guião gráfico para peça de teatro musical, com argumento de Nuno Artur Silva (Cotovia / Bedeteca de Lisboa, 1999), tendo a peça estreado no ano anterior no Teatro da Trindade, no âmbito do Festival dos Cem Dias (celebração que antecedeu a Expo-98), com música e canções de Pedro Abrunhosa e direção de Juan Font.

Vinte e um anos depois da primeira edição de Tu És a Mulher da Minha Vida, Ela a Mulher dos Meus Sonhos, A Seita reedita esta obra, sendo o 6.º título da sua Colecção Comic Heart, com um formato maior, com capa dura e diversos extras, incluindo um texto de Pedro Moura e uma entrevista conduzida por André Oliveira, bem como esboços, estudos e, segundo a editora, uma surpresa para quem conhece a versão original.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Tomás e Elsa são um casal em crise. A sua relação, apesar do amor, deixou de funcionar, o que os faz percorrer caminhos opostos. Ela, artista plástica, procura singrar no mundo artístico a todo o custo. Ele, escritor, luta por conseguir viver da escrita, enquanto persegue uma inspiração perdida. Mas um dia, uma estranha flor que Tomás compra na rua, leva-o nos seus sonhos, a uma inesperada musa inspiradora.
Tu És a Mulher da Minha Vida, Ela a Mulher dos Meus Sonhos, após 21 anos, regressa numa edição comemorativa que inclui um extenso dossier de extras, entrevista aos autores e um texto de Pedro Vieira de Moura.
“( …)Se esta sinopse [do livro] pode criar uma ideia de estrutura feérica, corroborada pela presença de devaneios, sonhos acordados, alucinações, é no seu ritmo, e no foco paulatino e pontuado dos diálogos e das maneiras como os corpos se cruzam, as amizades se nutrem, o amor desvanece, as vaidades se esgrimem, e nos modos aleatórios com que lançamos novas relações, que o livro demonstra a sua sofisticação. Um equilíbrio quase perfeito entre uma matéria fluida, que se espalha por uma sensação íntima como o rubor na pele, e uma estrutura sólida e dirigida que conforma as figuras. Tal qual o tango contínuo entre as linhas a preto e as manchas vermelhas da trilha visual do livro.” – Pedro Vieira de Moura, do posfácio.

Pedro Brito divide a sua atividade profissional entre a animação e a ilustração. É autor de diversos títulos de BD, incluindo Pano Cru, Beraca, entre outros. Desde 1997, trabalha em cinema de animação, tendo realizado com a produtora de animação Animanostra sete curtas-metragens. Colabora com várias editoras e publicações, e ilustrou o livro A Casa Sincronizada, de Inês Pupo e Gonçalo Pratas, vencedor do Prémio SPA/RTP 2012 na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil. 

João Fazenda divide a sua obra entre o desenho, a animação e a banda desenhada. Desde cedo que começou a colaborar em fanzines de BD, e ainda no secundário publicou o seu primeiro livro, entre as aulas e a banda de rock. Colabora regularmente com a imprensa nacional e estrangeira, desde o Público e da Visão, ao The New Yorker ou ao The New York Times. Venceu o Prémio Nacional de Ilustração 2015 e o World Illustration Awards (no mesmo ano), na categoria de livros.

Tu És a Mulher da Minha Vida, Ela a Mulher dos Meus Sonhos
Pedro Brito & João Fazenda
Editora: A Seita
Páginas: 128, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 250 x 180 mm
ISBN: 9789895334919
PVP: 17,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.