BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

David Vandermeulen

Nascimento: 1968
Naturalidade: Bruxelas, Bélgica
Heterónimo: Monsieur Vandermeulen

Abandona por duas vezes os estudos no ensino superior, primeiro na Academia Real das Belas-Artes de Bruxelas e posteriormente no Instituto Real de História de Arte e de Arqueologia. Funda o café-concerto “Le Galactica”, palco de exposições, concertos e peças de teatro, que se torna rapidamente um local importante da cultura underground belga.

Em 1997, dedica-se à banda desenhada, fundando a sua própria editora, Clandestine Books, onde publica as suas primeiras obras. A sua série biográfica Fritz Haber (Delcourt, 2005-2014) origina que seja galardoado com o Prix Château de Cheverny de la Bande Dessinée Historique em 2008 e o Prix Atomium Fédération Wallonie-Bruxelles em 2019. Outra série que merece destaque na sua bibliografia é La Passion des Anabaptistes, desenhada por Ambre (6 Pieds Sous Terre, 2010-2017). Refira-se ainda a sua remistura da série Ric Rochet com Ric Remix (Le Lombard, 2012).

Com as ilustrações de Daniel Casanave, é argumentista da série Une Enquête du Commissaire Crémèr (Dargaud, 2008-2009), do díptico Shelley (Le Lombard, 2012), Chamisso – L’homme qui a perdu son ombre (Le Lombard, 2014) e Nerval l’inconsolé (Casterman, 2017), bem como coargumentista do 3.º volume de Hubert Reeves Explica (Le Lombard, 2019), cujo 1.º volume foi publicado em Portugal pela Gradiva. Em 2020, o duo une-se ao autor Yuval Noah Harari para adaptar um dos seus livros à banda desenhada com a série Sapiens (Albin Michel).

Desde 2016, David Vandermeulen dirige e prefacia a série A Pequena Bedeteca do Saber editada, pela Le Lombard, tendo dois dos seus livros sido publicados em Portugal, incluindo Os Direitos do Homem – Uma Ideologia Moderna, onde o seu longo prefácio é um vero miniensaio sobre o tema.

Quanto ao seu heterónimo, o pedagogo Monsieur Vandermeulen (nascido em 1925 e de nome completo Léopold Ferdinand-David Vandermeulen), para além de se dedicar a outras áreas, é autor do ensaio ilustrado Initiation à l’ontologie de Jean-Claude Van Damme ou Le concept aware, la pensée en mouvement (6 Pieds Sous Terre, 2004) e de Littérature pour Tous: Synthèse, Vulgarisation et Adaptation en Bande Dessinée des Grands Romans Français à l’Usage de L’Adolescent Contemporain (6 Pieds Sous Terre, 2002). Assina também o argumento da BD Le Cid, version 6.0, desenhada por Morvandiau (Racham, 2005), bem como participa no álbum coletivo Fluide Glacial au Louvre (Audie, 2018).

Obras de BD publicadas em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.