Adaptação dos romances de Enid Blyton.

A série literária infantojuvenil Os Cinco, da autoria de Enid Blyton, 79 anos volvidos após a sua criação, continua não só a ser editada internacionalmente como a inspirar novos romances e a ser transposta para outros meios. Relembramos que aquando do início da edição nacional da série de BD da autoria de Natäel e Béja, investigámos todas essas vertentes, com particular atenção ao que se referia à banda desenhada e às suas diferentes versões britânicas, francesas e… portuguesa (da autoria de Fernando Bento).

Esta semana foram distribuídos os 5.º e 6.º volume desta série originalmente editada em França pela Hachette e, no nosso país, publicada pela Oficina do Livro. Estas duas bandas desenhadas foram originalmente publicadas em França, respetivamente, em 29 de outubro de 2020 e 6 de outubro de 2021.

Para os que estranharam que o 5.º volume desta série de banda desenhada fosse Os Cinco na Casa do Mocho (no original, Five Get Into Trouble – 1949), o oitavo volume da série de romances Os Cinco, a explicação é a de que a série de BD está a seguir a ordem da série francesa dos romances de Blyton, a qual não respeita a original britânica. Também é essa a razão para que Os Cinco e o Circo (no original, Five Go Off in a Caravan – 1946), seja o sexto tomo, ao invés do quinto.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

OS CINCO NA CASA DO MOCHO
Durante as férias, o Júlio, a Zé, o David, a Ana e o Tim vão fazer um passeio de bicicleta. Pelo caminho encontram o Richard, um rapaz que afirma ser procurado por bandidos muito perigosos. Os Cinco pensam que ele está a inventar, até ao momento em que o David é raptado…

OS CINCO E O CIRCO
Os Cinco estão muito aborrecidos em casa do Júlio, do David e da Ana, mas rapidamente se animam com a passagem do circo. Travam amizade com o Ned, um jovem cavaleiro acrobata, que os convida a juntaram-se ao acampamento nas margens do lago Merran, mas é muito longe para irem a pé ou de bicicleta. Só veem uma solução: pedir ajuda ao senhor Longman, um antigo feirante que ainda tem cavalos e caravanas. Irá ele emprestar tudo o que os Cinco precisam?

Os Cinco vol. 5: Os Cinco na Casa do Mocho (baseada na obra de Enid Blyton)
Os Cinco vol. 6: Os Cinco e o Circo (baseada na obra de Enid Blyton)
Nataël & Béja
Editora: Oficina do Livro
Páginas: 32, a cores (cada livro)
Encadernação: capa dura
Dimensões: 295 x 221 mm
ISBN: 9789896612733 (vol. 5) | 9789896612757 (vol. 6)
PVP unitário: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.