BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Albin Michel

Atividade: 21 de janeiro de 1902 – presente
Sede: Paris, França

Albin Michel (1873-1943) funda a sua própria editora, a Éditions Albin Michel, em 1902, sendo a sua primeira edição o romance L’Arriviste de Félicien Champsaur, o qual conheceu grande sucesso na época. Seguem-se coleções de pequeno formato e preço reduzido, bem como outros romances de sucesso como Jean-Christophe de Romain Rolland (prémio Fémina em 1905) e L’Enfer de Henri Barbusse. Aos poucos, a editora começa também a publicar traduções de romancistas estrangeiros.

Em 1910, a editora expande o seu catálogo à literatura infantil e em 1912 publica a sua primeira revista. Durante a I Guerra Mundial, adquire os seus primeiros catálogos a editores como Henri Letellier e Geisler, e, em 1924, a editora adquire parte do catálogo editado por Paul Ollendorf. A editora lança vários bestsellers entre as guerras mundiais e recebe diversos prémios Goncourt. Organiza-se enquanto grupo editorial, dedicando-se desde a literatura ao livro prático, do educativo e universitário à banda desenhada. Com o falecimento de Michel em 1943, sucede-lhe o genro Robert Esménard na presidência.

Em 1982, o grupo passa a controlar a sua distribuição e difusão, possuindo uma rede de livrarias que lhe permite manter a independência. Com o falecimento de Robert, em 1988, sucede-lhe o seu filho Francis Esménard na presidência. Em 1992, a Albin Michel publica cerca de 450 novidades por ano, ao contrário da centena em 1967, sendo o quarto grupo editorial francês, com os seus autores a classificar-se frequentemente entre os mais vendidos. Em 1995, adquire a Magnard-Vuibert, que edita livros escolares para-escolares e infantojuvenis.

Na nossa base de dados, apenas constam as obras de banda desenhada.

Séries publicadas em Portugal

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.