Comissário Ricciardi: Primeiros Inquéritos

Comissário Ricciardi: Primeiros Inquéritos

O mais recente personagem da coleção Aleph.

Em 2005, o napolitano Maurizio de Giovanni (n. 1958) participou num concurso dirigido a escritores policiais emergentes, organizado pela Porsche Italia no Gran Caffè Gambrinus, concebendo uma história ambientada na Nápoles dos anos 30 do século passado, intitulada I vivi e i morti. Esta história dá-lhe o mote para um novo romance editado em 2006 pela Graus Editore, intitulado Le lacrime del pagliaccio. É reeditado em 2007 pela Fandango com o título Il senso del dolore – L’inverno del commissario Ricciardi. É o início da série de investigações do comissário Ricciardi, que conta com uma dúzia de romances publicados em Itália, para além de quatro livros de contos.

Se a adaptação à televisão ocorreu este ano, numa coprodução entre a Rai Fiction e a Clemart, a adaptação à banda desenhada antecedeu-a. Em 2010, a Cagliostro E-Press edita a banda desenhada Mammarella (por Alessandro Di Virgilio e Claudio Valenti), seguindo-se em 2015 a Star Comics com a banda desenhada I vivi e i morti (por Alessandro Di Virgilio e Emanuele Gizzi).

Em 2017, a Sergio Bonelli Editore começou a publicar as adaptações dos romances na sua série quadrimestral denominada Il Commissario Ricciardi, da qual já foram publicados 8 números. A fisionomia do personagem de banda desenhada foi baseada no ator Andy Garcia.

Paralelamente, em 2018, a editora iniciou uma nova série, denominada Il Commissario Ricciardi Magazine, desta feita com periodicidade anual. É nesta revista que são publicadas BD curtas do personagem. Inclusivamente, as duas bandas desenhadas previamente publicadas pelas outras editoras conheceram nova adaptação nesta série, desta feita num registo de BD curta. Foi com material provindo destas revistas que A Seita optou por introduzir o personagem ao público português.

A antologia Primeiros Inquéritos, lançada o mês passado durante o Amadora BD, contém 3 bandas desenhadas. Das 4 BD da revista italiana Il Commissario Ricciardi Magazine #1, foi selecionada a primeira, Dez Cêntimos, com argumento de Sergio Brancato e desenhos de Daniele Bigliardi. Foi também desta revista que se retirou o extrato da entrevista a Maurizio de Giovanni.

Das 4 BD da revista italiana Il Commissario Ricciardi Magazine #2, foi selecionada a primeira e a quarta, respetivamente Os Vivos e os Mortos, novamente com argumento de Brancato e desenhos de Bigliardi, e Mammarella, com argumento de Claudio Falco e desenhos de Luigi Siniscalchi.

Para além do protagonista, o comissário Luigi Alfredo Ricciardi, podemos descobrir algumas das personagens desta série em Primeiros Inquéritos, como o Sargento Raffaele Maione, braço-direito do comissário; o Doutor Bruno Modo, médico-legista, cujas opções políticas e a frontalidade com que as exprime lhe causam inúmeros dissabores; o carreirista António Garzo, chefe de Ricciardi; e ainda algumas das mulheres da vida do Comissário, como a sua ama Rosa Vaglio, e a jovem vizinha Enrica Colombo, por quem Ricciardi nutre uma paixão platónica.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Criado pelo escritor Maurizio de Giovanni, o Comissário Ricciardi é uma das personagens mais conhecidas da literatura policial italiana, cujas aventuras têm como pano de fundo a cidade de Nápoles dos anos 1930. O Comissário Ricciardi possui um dom que é, ao mesmo tempo, uma maldição: desde criança que consegue ver os últimos instantes de quem morreu por morte violenta. Chegado a Nápoles, o assassínio de uma pequena vendedora de flores vai mudar o seu destino para sempre. A nova aposta da colecção Aleph inicia as aventuras do detective mais conhecido de Itália com três contos que nos iniciam no seu mundo, e nas suas origens, acrescentadas por um dossier introdutório com uma entrevista ao criador da personagem.

Sociólogo, escritor e argumentista, Sergio Brancato nasceu em 1960. Para além de uma carreira nos domínios da Filosofia, Sociologia, Jornalismo e Comunicação, Brancato tem uma vasta experiência no estudo da relação entre a sociedade e o imaginário nas suas mais variadas formas de expressão, sejam elas cinema, literatura, BD ou mesmo linguagem digital. Escreveu diversos livros, e desde 2018 que é um dos argumentistas do Comissário Ricciardi.

Formado em arquitetura, Daniele Bigliardo nasceu em 1963. Com apenas dezassete anos, colabora com o grupo teatral Falso Movimento, criando cenários para produções teatrais e cinematográficas. Em 1980, funda a agência publicitária En Plein Air, onde vai trabalhar até 1997. Em 1994, funda a Scuola Italiana di Comix e a partir de 1996 começa a trabalhar em Dylan Dog para a Bonelli, série para a qual já desenhou umas 19 histórias, e é atualmente um dos desenhadores de Commissario Ricciardi.

Depois de um longo período de atividade amadora, Claudio Falco conheceu Mauro Boselli, a quem apresentou algumas histórias de Dampyr. Contratado pela Bonelli, este médico de formação vai estrear-se em 2008 com a aventura de Dampyr La Selva della Paura, e, desde então, divide a sua profissão de médico, que exerce num dos maiores hospitais italianos, com a atividade de argumentista de BD. No seu ativo, tem mais de vinte argumentos de Dampyr e vários romances gráficos, até se tornar num dos autores do Comissário Ricciardi.

Conhecido também como Sinis, Luigi Siniscalchi nasceu em 1971, e iniciou a sua carreira na BD como assistente de Giuliano Piccininno em Alan Ford. A sua estreia, enquanto autor profissional ocorre em Masters of the Universe e em algumas histórias eróticas. Em 1993, começa a trabalhar para a Bonelli, em séries como Dylan Dog, Martin Mystère, Julia, Nick Raider, Magico Vento, Demian e Saguaro. Desenhador dotado, capaz de alternar géneros sem grandes problemas, Siniscalchi foi mudando o seu estilo até ao que exibe atualmente. Faz parte da chamada Scuola Salernitana, juntamente com Bruno Brindisi e Roberto de Angelis, mas, gradualmente, distanciou-se do realismo meticuloso para seguir um percurso que o levou a um estilo mais gráfico, veloz, feito de evidentes contrastes, que lhe permitem criar atmosferas fascinantes.

Comissário Ricciardi: Primeiros Inquéritos
(baseada na obra de Maurizio de Giovanni)
Sergio Brancato, Daniele Bigliardo, Claudio Falco, Luigi Siniscalchi
Editora: A Seita
Páginas: 128, preto e branco
Encadernação: capa dura
Dimensões: 235 x 165 mm
ISBN: 9789895338207
PVP: 13,00€

Deixa um comentário